O Amazonas precisa da SEPLAN – Por Marcelo Ramos

Marcelo Ramos é advogado e professor.

Temos um novo governo e com ele toda uma expectativa de enfrentamento da grave crise econômica que afeta o Amazonas, agravada por uma crise do modelo Zona Franca de Manaus que ainda é essencial para a nossa economia.


O futuro incerto da política de incentivos fiscais, as incertezas quanto a longevidade do que se produz aqui, diante do acelerado desenvolvimento tecnológico, exigem permanente planejamento e busca de alternativas.

A drástica queda do nível de emprego industrial no Amazonas tem consequências que perpassam todos os outros setores da economia, comércio e serviços, por exemplo.

Alguns índices publicados nos últimos dias confirmam esse quadro temerário e de incerteza quanto ao futuro. Vejamos: No RANKING NACIONAL DE COMPETITIVIDADE o Amazonas caiu da 17ª posição em 2016 para a 22ª em 2017; No QUADRO DE INVESTIMENTOS o Amazonas teve a segunda maior queda na comparação de janeiro/junho 2016 com janeiro/junho 2017, só perdendo para o falido Rio de Janeiro; e, agora, na PESQUISA DAS 100 MELHORES CIDADES PARA INVESTIR EM NEGÓCIOS NO BRASIL, Manaus que era a 77ª melhor cidade, não aparece mais no ranking entre as 100.

Marcelo Ramos é advogado e professor.

É nesse cenário assustador que o atual governo cogita extinguir a SEPLAN (Secretaria de Estado de Planejamento) que, atualmente concentra também a área de Ciência e Tecnologia, tornando-a uma subestrutura da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda).

Não é hora de o Governo subestimar o papel do Planejamento e da Ciência e Tecnologia. A Sefaz é órgão arrecadador e pagador, submeter o planejamento e a C&T a esse característica do órgão é negar a chance de planejarmos um futuro de superação para esse crise e de buscar com investimento em pesquisa alternativas a um modelo hoje em crise.

Que o governador ouça o apelo das entidades empresariais!

Marcelo Ramos, advogado, professor e escritor.

 

Artigo anteriorTSE condena prefeito Aminadab e chama nova eleição em Novo Aripuanã
Próximo artigoTeatro Gebes Medeiros recebe terceira edição da Mostra de Cinema Venezuelano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui