O maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil em Manaus

44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)/Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (9), Manaus sediará a 44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP). O evento, realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) visa discutir soluções compartilhadas entre as três esferas de governo e trará ideias, network e tendências de um mercado em constante movimento. O SECOP é considerado o maior fórum de TI para a gestão pública do Brasil. O encontro reunirá cerca de mil participantes e se encerrará no dia 11, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.


Durante o evento, serão realizadas 39 palestras técnicas, 2 palestras magnas, 2 painéis e 3 reuniões técnicas de grupos de trabalho da ABEP, onde serão discutidos temas relevantes do setor de informática pública. A abertura oficial do evento acontece às 19h, seguido pelo momento mais esperado do SECOP, a décima-quarta edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), promovido pela ABEP e pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

A premiação visa estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização, por meio da submissão de trabalhos analisados pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP).

44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)/Foto: Divulgação
44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP)/Foto: Divulgação

Outro destaque no primeiro dia do SECOP será a palestra “Tecnologia em benefício da inovação social”, às 20h30, apresentada por Anielle Guedes, responsável pela startup Urban3D, que tem como missão desenvolver materiais e tecnologias para tornar a construção de casas mais rápida e barata.

No dia seguinte, dia 10, às 9h, os participantes assistirão o painel “Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”, que terá como mediador Eduardo Honorato, que é psicólogo e professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Debatendo sobre o tema está Jacson Leite (CELEPAR), Guilherme de Almeida (GNOVA) e Debora Arôxa (Ministério do Planejamento) e Edleno Moura (UFAM).

No terceiro dia de evento, dia 11, às 14h, o diretor técnico da PRODAM, Daniel Tadeu Martinez e o diretor da Divisão de Inovação da PRODAM, Raphael Maquiné, apresentarão a palestra “Promovendo a cultura de inovação no Governo do Estado do Amazonas”. A intenção é trazer aos participantes a necessidade de tornar a máquina pública mais eficiente, transparente e menos burocrática.

E no encerramento, às 16h, a será a vez do doutor e docente da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, que irá palestrar sobre “Inovação e Ética”. Ele atualmente é um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países. A programação completa do SECOP está disponível no site http://www.secop.org.br/programacao/.

Prêmio Aristóbulo Angelim

Dentre os destaques do evento também está o Prêmio Aristóbulo Angelim, uma homenagem ao colaborador que, neste ano, completou 41 anos de profissionalismo e de dedicação à PRODAM. A honraria será entregue ao grupo vencedor do Desafio SECOP, uma iniciativa que reunirá 25 jovens da rede pública do Estado do Amazonas com a missão de desenvolver durante o evento soluções tecnológicas em benefício da melhoria de vida dos cidadãos.

Para participar da competição, desde o início do mês de outubro, os estudantes estão recebendo treinamentos gratuitos em tecnologias embarcadas, envolvendo conhecimentos em Arduino, Internet das Coisas, robótica, prototipagem eletrônica, criação de aplicativos, impressão 3D e gerenciamento de projetos ágeis.

O propósito da capacitação é ampliar o conhecimento dos alunos sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental nas soluções para problemas reais de órgãos de gestão estadual, abordando temáticas como: Saúde, Segurança, Acessibilidade, Mobilidade, Energias Renováveis e Educação.

Artigo anteriorConfundidos com usuários de crack, fãs de Justin Bieber são presos no Rio
Próximo artigoValesca Popozuda tem bens penhorados para quitar dívida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui