O PDT cria Núcleo Sindical para brigar por cargos nos Metalúrgicos

Partido de Amazonino (PDT) também cria seu núcleo sindical para tentar atrair trabalhadores do Distrito Industrial - foto: facebook

O PDT do governador Amazonino Mendes, também cria o seu núcleo sindical no Amazonas. O evento aconteceu no sábado (21), na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, com a presença de populares, convidados e sindicalistas, onde também, já existem três bases políticas fortes com seus núcleos consolidados há anos.


Agora são mais de uma dezena de partidos no Amazonas, que formaram seu núcleo sindical. Outros partidos, entre eles o MDB, PCdoB, PT, PSol, PSDB, PSB e até o DEM formaram seus núcleos com o objetivo de defender a sua aproximação aos trabalhadores filiados e não filiados, atraindo-os para dentro da base política de suas próprias agremiações partidárias.

No caso do PDT, a luta é formatada em cima de uma disputa por cargos na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. O acordo teria sido costurado na sede do governo Amazonino Mendes, que pretende entrar no chão de fábrica via dissidentes sindicais, os mesmos que estariam prometendo virada de mesa na base do PT, PSB, PCdoB, os partidos hegemônicos dos metalúrgicos e de outros sindicatos do Amazonas.

Partido de Amazonino (PDT) também cria seu núcleo sindical para tentar atrair trabalhadores do Distrito Industrial – foto: facebook

Na teoria, estão vendendo ‘gato por lebre’. Os partidos que possuem seu segmento sindical consolidado nos Metalúrgicos do Amazonas, criaram o seu núcleo da base para cima, da fábrica para os sindicatos e depois para os partidos. O PDT está tentando fazer o caminho inverso: do auditório para o partido e para a sede do governo.
Núcleos consolidados

Os partidos que deram inicio a esse formato não costumam misturar política sindical com política partidária. Essa é a tese, na prática os partidos costumam usar as secretarias para fazer a aproximação direta com os trabalhadores através de seus núcleos sindicais, mas a maioria peca por não ter pessoas identificadas com os movimentos sindicais e nem com os anseios dos trabalhadores.

Quem primeiro criou esse formato de núcleo ou secretaria sindical foi o Partido dos Trabalhadores (PT), por sua própria origem de chão de fábrica. Depois disso, os partidos copiaram o modelo, para evitar que só o PT surfasse no meio sindical, ganhando espaço e tendo contato direto com os trabalhadores.

Hoje até o PSDB, DEM e outros tem sua secretaria sindical, mas sem a identificação direta com esse modelo de representação trabalhista dentro dos partidos. O PDT agora criou o seu núcleo para tentar se equiparar aos demais partidos, que já atuam nessa área há bastante tempo e, deve disputar espaço no maior Sindicato do Estado, o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, sua única meta.

Artigo anteriorCMM promulga planejamento estratégico para o período 2017 a 2021
Próximo artigoAdvogado pede cassação de vereador de Eirunepé por acúmulo do cargos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui