O sonho de ser policial militar no Amazonas vira pesadelo – por LC Contabilidade

De sonho a pesadelo a carreira militar no Amazonas - foto: divulgação/recorte

Escalas exaustivas e condições precárias de trabalho, essa está sendo a rotina dos quase 1.000 novos soldados da PM-AM, que ingressaram na corporação em 2023


Após quase quatro meses desde a formatura dos novos soldados, os mesmos ainda continuam em uma escala de policiamento ostensivo na modalidade à pé (POG à pé) na escala 5×2, escala essa que está sendo praticada desde o estágio no curso de formação que começou em setembro de 2024.

Agora imagine você trabalhar todos os dias (segunda a sexta), mas podendo ser escalado aleatoriamente até nos seus dias de folga (sábado e domingo), em qualquer horário, não podendo se quer fazer uma programação com a sua família, atuando no sol e na chuva, carregando mais de 10 quilos de equipamento, com necessidades fisiológicas como água e banheiro limitados, tendo que gastar todos dias com comida e deslocamento para o quartel, enquanto o restante da tropa operacional trabalha em uma escala 12×24 / 12×72 em viaturas, tendo os seus dias de descanso respeitados, no mínimo parece injusto e desumano com essa parcela de policiais que saem de casa todos os dias para servir e proteger a população.

E quais são as desculpas dadas pelo comando para continuar mantendo uma parcela da tropa nessas condições? 

Não tem viatura!  

Mas um concurso em andamento desde 2021 não foi previsto que uma hora a tropa iria para as ruas e precisariam de equipamentos para realizar o seu trabalho? O governo não atualizou o contrato com a empresa que aluga as viaturas por um valor milionário para renovação da frota que está mais do que sucateada ou a realização de aditivo do contrato já existente? Ou porque não colocam esses policiais na escala 2×2 que é a única escala existente que contempla a modalidade de policiamento a pé (Cosme e Damião) visando diminuir os riscos ergonômicos, danos pessoais e lesões ocupacionais desses policiais?

Na verdade, tudo isso é apenas uma desculpa para continuar mantendo a “propaganda eleitoral” ambulante nas ruas, estão utilizando do suor e dos recursos humanos da polícia militar para se promover. Enquanto na verdade a segurança pública está cada dia mais comprometida, não tem viaturas, não tem ônibus para levar a tropa aos seus postos de trabalho, não tem auxílio fardamento e daqui a pouco não terá soldado, pois os mesmos estarão adoecidos em pouco tempo se nada for feito para mudar essa situação.

*LC contabilidade  – [email protected]

Esse artigo, com base em duas notícias publicadas anteriormente (citadas abaixo), é a expressão da indignação de seus autores não, necessariamente, reflete a opinião do portal de notícias e de seus redatores.

Ler notícias abaixo:

Artigo anteriorPrefeito vistoria limpeza de igarapés após fortes chuvas em Manaus
Próximo artigoPresidente do STJ reconhece pioneirismo do TCE-AM na fiscalização ambiental

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui