O traficante Barão do Pó, que inspirou o personagem Rubinho pode voltar às ruas

Saulo está preso há quase dez anos Foto: Gustavo Azeredo

Conhecido como Barão do Pó da Rocinha, o traficante Saulo de Sá Silva, que inspirou o personagem de Rubinho na novela “A Força do Querer”, está atrás das grades há nove anos e sete meses. Em pouco tempo, no entanto, o ex-marido da verdadeira Bibi Perigosa poderá voltar às ruas. Seus advogados pediram à Justiça que Saulo passe a cumprir pena no regime aberto. Se o pedido for aceito, ele poderá ficar à noite nas chamadas Casas de Albergado e sair durante o dia para trabalhar e estudar.


O pedido da defesa do traficante foi encaminhado nesta quinta-feira para o Ministério Público estadual, que dará parecer sobre o caso. Em seguida, o processo segue para um juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, que decidirá sobre a solicitação. Em decisão no último dia 10, a juíza Juliana Benevides de Barros Araújo, da VEP, reconheceu que Saulo, condenado a 27 anos de prisão, já cumpriu o tempo de pena necessário para progredir de regime. A magistrada, no entanto, determinou que fosse feito exame criminológico do preso para que a decisão pudesse ser dada. Ele é considerado um preso de “altíssima periculosidade”.

O advogado de Saulo, Marco Aurélio Torres Santos, afirma que o exame já foi feito e anexado ao processo.

– Saulo tem comportamento exemplar – garante.

Saulo foi capurado pela polícia em Alagoas Foto: Reprodução

Segundo Santos, seu cliente pretende terminar a faculdade de Matemática, que cursou até o terceiro ano, e voltar a dar aulas.

– Ele (Saulo) quer retomar a vida dele. Quer terminar a faculdade e voltar a lecionar. Ele tinha um projeto para dar reforço escolar e quer voltar a fazer isso – explica.

Saulo está preso Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói, desde abril de 2014, quando progrediu para o regime semiaberto. De acordo com Marco Aurélio, seu cliente nunca conseguiu autorização da Justiça para sair da unidade e trabalhar, estudar, ou visitar a família. Em suas decisões, os juízes alegavam que o traficante tinha sido condenado a uma pena muito longa e precisava adaptar-se aos poucos com a liberdade. De acordo com o advogado Marco Aurélio Torres, seu cliente trabalha na zeladoria do Instituto Penal.

Saulo foi responsável por implementar Foto: Reprodução

O advogado conta ainda que Saulo não gosta da exposição de sua vida na novela da TV Globo. A história dos personages Rubinho (Emílio Dantas) e Bibi (Juliana Paes) é baseada no livro da ex-mulher do traficante, Fabiana Escobar.

– Ele não queria ter a vida exposta dessa forma – afirma.

O traficante começou sua vida no crime como matuto, responsável por levar drogas para a favela na Rocinha. O transporte dos entorpecentes era feito em veículo dos Correios. Saulo era carteiro. Posteriormente, ele foi responsável por implementar refinarias de cocaína na comunidade da Zona Sul do Rio. “Os lucros triplicaram com a nova prática, tornando a favela da Rocinha produtora de cocaína de alta qualidade, fazendo que suas traficâncias ultrapassassem os limites territoriais e fossem exploradas para outras comunidades, como São Carlos e Senador Camará”, diz um trecho de sentença em processo no qual Saulo foi condenado pelo crime de tráfico de drogas.

A história de Rubinho (Emílio Dantas) é baseada na de Saulo Foto: Divulgação

O traficante foi preso pela última vez em janeiro de 2008, na Praia de São Bento, no município de Maragogi, em Alagoas. Ele foi capturado de bermuda, sem camisa e preparava-se para ir à praia. O traficante estava foragido da Polinter do Grajaú desde 2005.

Fonte: Extra

Artigo anteriorPai amarra filho adolescente à poste em São Paulo
Próximo artigoMorre cantor Luiz Melodia aos 66 anos no Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui