Obama e Putin conversam por telefone, sobre cessar-fogo na Síria

Obama e Putin fala sobre cessar fogo na Síria/Foto: Getty Images

Os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama, conversaram por telefone sobre a situação na Síria e concordaram em trabalhar para implementar o acordo de cessar-fogo alcançado em Munique, conforme informações do Kremlin, hoje, domingo.
“A conversa foi franca e séria” e os dois presidentes fizeram uma “avaliação positiva” do acordo de Munique, informou o comunicado do Kremlin, que ressaltou que Obama teve a iniciativa de telefonar para Putin.


“No centro do debate estiveram os problemas do acordo sírio; ambas partes avaliaram positivamente os resultados da reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria em Munique de 11 e 12 de fevereiro”, disse o comunicado do Kremlin.

Putin e Obama “concordaram em intensificar a colaboração entre os canais diplomáticos e outras estruturas com o objetivo de implementar a declaração do Grupo Internacional de Apoio à Síria”, disse o comunicado.

Os dois presidentes destacaram também “a necessidade de contatos estreitos entre os representantes dos ministérios da Defesa da Rússia e Estados Unidos para lutar com sucesso contra o Estado Islâmico” e “outros grupos terroristas”, disse o comunicado da presidência russa.

Ao final de intensas discussões em Munique, sul da Alemanha, Estados Unidos, Rússia e outros 15 países chegaram a um acordo na sexta-feira para um cessar-fogo na Síria num prazo de uma semana.

Mas a equação do conflito sírio se complicou ainda mais no sábado após o bombardeio da artilharia turca contra posições dos curdos da Síria e do exército do governo no norte de Aleppo, em território sírio.

Antes do bombardeio, Turquia e Arábia Saudita tinham falado sobre a possibilidade de uma intervenção em solo na Síria, o que gerou uma severa advertência da Rússia.(Terra/IstoÉ)

Artigo anteriorPA: Quatro ficam feridos em explosão de embarcação
Próximo artigoCarreta tomba com carregamento de café, na rotatória da Suframa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui