Obra na BR-319 pode ser conciliada com agenda ambiental

Foto: Trecho da BR-319/AscomAGU

As obras de reconstrução da BR-319 e a mitigação de impactos ambientais podem conciliar, na avaliação do subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides. O importante para ele é dar uma resposta urgente às necessidades da população que lida com a falta de estrutura da estrada que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), sem perder de vista os problemas ambientais que a obra pode acarretar.


“É preciso conciliar três cenários: uma ação urgente, uma ação de médio a longo prazo para a entrega da BR consolidada, e tudo isso numa perspectiva de sustentabilidade. Isso não é impossível. Isso não é inconciliável. E esse tem sido o compromisso do ministério”, afirma o subsecretário.

No início do mês, a Justiça Federal derrubou a liminar que suspendia a licença prévia emitida pelo Ibama para asfaltamento da estrada. A rodovia foi construída na época da ditadura militar e abandonada tempos depois. Há anos, governos prometem retomar a obra de pavimentação, mas os riscos ambientais têm travado o projeto. Ambientalistas alertam para o agravamento da crise climática que a obra pode gerar.

“Os atalhos durante os últimos 16 anos não têm levado a lugar nenhum. Por isso que eu insisto que é fundamental que se faça um estudo, uma avaliação ambiental estratégica, para que não se tenha o agravamento da grilagem e do desmatamento naquela área, que é no coração da Amazônia”, pontuou a ministra em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, do Canal Gov.

Para Cloves, a fala não vai de encontro ao que pensa o Ministério dos Transportes. “A fala da ministra não é inconciliável com o que o ministério pensa. Ela diz: ‘Olha, o bioma é tão sensível que precisa de estudos complementares. A gente precisa avançar um pouco mais’. Nosso diálogo com o MMA agora tem sido: quais os estudos?”, observa o subsecretário.

Artigo anteriorLutadora brasileira do Bellator é internada após processo de corte de peso
Próximo artigoMulher que armou casinha para dupla que foi assassinada em Manaus é presa no RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui