
As obras do novo sistema viário da avenida Constantino Nery está orçado em mais de R$ 64 milhões. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (8) pelo Prefeito Arthur Virgílio Neto. As obras devem ser iniciadas nesta terça-feira (9) com diversas alterações no trânsito daquela localidade. Segundo a prefeitura, o prazo de entrega das obras é de 15 meses.
A construção será implementada nas ruas João Valério e Pará para interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul, e o São Geraldo, na Zona Oeste de Manaus. Serão construídas duas passagens subterrâneas.
A Prefeitura de Manaus alegou que a construção do complexo viário, será “desafogado” o fluxo de 11 mil veículos que trafegam na região durante horário de pico, nos turnos da manhã e tarde.

O sistema viário ocupará uma área de 35 mil metros quadrados e está orçado em R$ 64.382.984,90. O valor divulgado é oriundo de operação de crédito entre duas agências bancárias que repassam recursos à prefeitura por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).
O prefeito afirmou que – antes de construir o complexo – foi realizada uma quitação de dívidas de gestões anteriores, por isso houve uma “demora”.
“Não fizemos isso antes porque Manaus estava ‘quebrada’, estava na falência e isso nos prejudicou durante muito tempo. Agora, iremos fazer aquilo que é possível fazer. Reduzimos gastos, procuramos salvar os nossos recursos próprios”, disse.
A construção do complexo viário faz parte de um programa de obras que foi planejado pela prefeitura para comemorar os 350 anos da capital.