Obras da primeira etapa da Cidade Universitária são aceleradas no verão

Estrada de acesso a CU tem obras aceleradas/Foto: Alfredo Fernandes
Obras do acesso a Cidade Universitária aceleradas/Foto: Alfredo Fernandes
Obras do acesso a Cidade Universitária aceleradas/Foto: Alfredo Fernandes
Estrada de acesso a CU tem obras aceleradas/Foto: Alfredo Fernandes
Estrada de acesso a CU tem obras aceleradas/Foto: Alfredo Fernandes

A primeira etapa de construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), obra que compreende o ramal de acesso e o bloco que vai abrigar a Reitoria, a Biblioteca e o Refeitório, ganha celeridade com o verão, com cerca de 120 homens e 90 máquinas trabalhando numa área de 56 hectares correspondentes à primeira fase do projeto, no quilômetro sete da rodovia Manoel Urbano (AM-070).

As intervenções no ramal de acesso, que tem 5,3 km de extensão, estão mais avançadas, com 90% da terraplanagem concluída. O trabalho de drenagem está 40% executado. A pavimentação, última etapa da obra, está 25% finalizada nos quilômetros iniciais do ramal. Na área onde serão instaladas as primeiras edificações está sendo realizado o serviço de terraplanagem.


De acordo com informações do engenheiro da Etam, empresa vencedora da licitação para as obras do acesso, Egleuson Santiago, permanecendo o verão com poucas chuvas o ramal deve ficar pronto nos próximos 60 dias. “O único retardamento que pode ocorrer vem em função das chuvas, mas o lançamento do material continua em ritmo bem acelerado usando de tecnologia para o controle da umidade, ou seja, nós estamos caminhando com o serviço”, disse.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o ramal de acesso à Cidade Universitária tem investimentos de R$ 44,6 milhões. Já a etapa de edificações receberá aportes de R$ 81.975.660,10. O prédio da Reitoria, composto por três pavimentos, terá uma área total de 15.972,59m², sendo o térreo e mais dois pavimentos intermediários. O térreo da Reitoria terá área de circulação, elevadores e escadas, sanitários, copa, áreas de convivência e salas técnicas e administrativas, ocupando uma área de 5.259,05m². O primeiro pavimento terá uma área de 5.647,07 m², enquanto o segundo e último pavimento terá 5.066,47 m² de área construída.

A Biblioteca Central terá dois pavimentos (térreo e mezanino), ocupando uma área total de 2.686,39m². O projeto do prédio do Refeitório da Cidade Universitária da UEA também prevê a construção de dois pavimentos, com área total de 2.138,18m². O restaurante terá capacidade para atender 2.000 refeições/dia, com lotação para até 450 pessoas.

O projeto da primeira etapa da Cidade Universitária compreende ainda o prédio onde funcionará a Escola Superior de Ciências Sociais, com 45 salas de aula e capacidade para receber 2.700 alunos; a Escola Normal Superior, com 40 salas de aula e capacidade para 2.400 alunos, além de salas para professores, coordenadores, biblioteca e setores administrativos; e o Núcleo Residencial Universitário com alojamento inicialmente para 1.000 alunos nesta primeira fase.

Quando pronto em sua totalidade, o alojamento terá quatro pavimentos totalizando 142 apartamentos e área total de 5,417,40m². No térreo serão 29 unidades padrão e mais cinco para pessoas com deficiência. Os outros três pavimentos terão 36 unidades padrão (apartamentos) cada um. Toda a estrutura foi planejada para oferecer o máximo de funcionalidade e conforto aos professores, alunos e corpo administrativo.

Artigo anteriorPolícia acha bomba em chácara de candidato ao governo do MT
Próximo artigoCabe ao Congresso explicar suposta fraude em CPI, diz Dilma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui