Obras de revitalização da Manaus Moderna serão iniciadas em dezembro

Manaus Moderna revitalizada/Foto: Divulgação
Manaus Moderna revitalizada/Foto: Divulgação
Manaus Moderna revitalizada/Foto: Divulgação
Obras trasformarão a orla da Manaus Moderna/Foto: Divulgação
Obras trasformarão a orla da Manaus Moderna/Foto: Divulgação
Nova orla da Manaus Moderna/Foto: Divulgação
Nova orla da Manaus Moderna/Foto: Divulgação

A orla da Manaus Moderna, às margens do rio Negro, no Centro, um dos potenciais pontos turísticos da capital, será entregue à cidade totalmente revitalizada, até o final do primeiro semestre de 2015.

O local funciona como área de embarque e desembarque de passageiros e turistas, além de passagem para fregueses da feira mais tradicional da cidade, recebendo, em média, 5 mil pessoas por semana. A Prefeitura de Manaus já concluiu o processo licitatório da obra que terá início no mês de dezembro e está prevista para ser concluída em oito meses.


O projeto de revitalização, aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal, contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação a vapor metálico que possibilita maior claridade, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo “traffic calming” (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

Além das obras de infraestrutura, novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga serão criadas para organizar o trânsito de veículos e pedestres no local. Para isso, a área próxima ao rio Negro será exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, possuirá pontos de estacionamento e locais definidos para fazer paradas de veículos para abastecimento da feira e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Após passar por várias análises de projeto na CEF e no Iphan por se tratar de uma obra em área de tombamento, o projeto foi adequado e está apto para ser realizado. “Nestas análises foram otimizados alguns itens, mas mudança mesmo em relação ao projeto feito em 2013 foi apenas à exclusão dos quiosques de vendas de bilhetes de passagens regionais que agora são vendidos na galeria dos remédios, inaugurada recentemente, que fica um quarteirão acima” disse o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson.

De acordo com dados da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, aproximadamente 5 mil pessoas utilizam o Porto da Manaus Moderna semanalmente, partindo ou chegando em 600 embarcações regionais.

O projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) em parceria com a Seminf e terá um investimento na ordem de R$ 1 milhão. A obra faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus. A proposta é melhorar as condições de acessibilidade do público que utiliza os serviços disponíveis no porto e na feira e, assim, devolver à população amazonense mais um ponto turístico totalmente revitalizado.

Artigo anteriorDesmatamento em 2013 ajuda a elevar emissões, segundo SEEG
Próximo artigoMostra de cinema vai exibir mais de 30 filmes, gratuitamente, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui