Oceano Índico esconde um “continente perdido”, submerso

Os primeiros indícios do continente foram encontrados em 2013, mas só agora foi possível confirmar a hipótese através de pesquisa.

Indícios de um ‘continente perdido’ foram encontrados no fundo do Oceano Índico, ao leste de Madagascar, na África. A Mauritia, como o continente foi batizado, fica abaixo das Ilhas Maurício e teve seus primeiros sinais descobertos em 2013, mas sua existência só foi confirmada por estudos recentes da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.


O continente começou a ser formado quando o supercontinente Gondwana se partiu e originou a África, a América do Sul, a Índia, a Antártida e a Austrália, aproximadamente 200 milhões de anos atrás.

Os primeiros indícios do continente foram encontrados em 2013, mas só agora foi possível confirmar a hipótese através de pesquisa.

“Nossos resultados demonstram a existência de uma crosta continental anciã debaixo das ilhas Maurício”, disse o geólogo e professor responsável pela pesquisa, Lewis Ashwal, em relatório publicado pela revista “Nature Communications”.

Só foi possível descobrir a existência do continente por causa de cristais de zircônio que foram levados para a superfície pela lava vulcânica. Geólogos afirmam que este tipo de mineral é normalmente encontrado no granito, encontrado nos continentes, que têm rochas mais antigas que os oceanos, surgidos milhares de anos depois.

Atlântida é um dos maiores mistérios do mundo.

De acordo com o professor Ashwal, os cristais de zircônio encontrados têm idade entre 2,5 e 3 bilhões de anos. A descoberta contrasta com a idade das rochas do arquipélago das Maurícias, que não são mais velhas que nove milhões de anos.

“O fato de encontrarmos zircônios desta idade prova que existem cristais muito mais antigos debaixo das ilhas Maurício que só poderiam ter sido originadas de um continente”, afirmou Ashwal.

O geólogo acredita que a descoberta do continente Mauritia confirma a possibilidade de que haja mais crostas continentais escondidas embaixo de ilhas vulcânicas ao redor do mundo. “Evidências de que crostas continentais podem estar debaixo de ilhas oceânicas vulcânicas estão sendo acumuladas”, afirmou.

Supercontinentes

Os supercontinentes eram uma massa terrestre composta pelos continentes atuais. No passado, os supercontinentes passaram por distanciamento devido à movimentação das placas tectônicas, dando origem à atual configuração geográfica. Cientistas acreditam que, conforme a deriva continental continua a acontecer, em 250 milhões de anos o planeta pode voltar a ser composto por um único continente.

*Com informações de Ansa Brasil – Fonte: Último Segundo – iG

Artigo anteriorA Indicação para o STF – por Christiano Pinheiro da Costa
Próximo artigoTeatro Manauara apresenta “5 homens e um segredo”, nos dias 11 e 12

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui