A dor no pescoço, chamada de cervicalgia, é um sintoma muito comum no dia a dia da maioria dos adultos.
Mas saiba que até mesmo as crianças podem sentir dores na região dos ombros e pescoço. Isto porque alguns hábitos rotineiros podem prejudicar a cervical desde a infância até a vida adulta.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, a cervical é responsável pelos movimentos da cabeça e pescoço, sendo a região mais flexível da coluna.
“Temos muitas terminações nervosas que saem da cervical e se distribuem para braços, ombros e mãos. Além disto, a cervical é a região mais flexível da coluna. Outro fator importante é que a cervical suporta todo o peso da cabeça”.
Dor no pescoço e torcicolo
Há inúmeras causas de dor na cervical. “Mas é importante dizer que além da dor, algumas pessoas podem apresentar uma limitação na amplitude de movimentos na região. Em outras palavras, o pescoço fica “duro”, com menos flexibilidade”, comenta a especialista.
As estimativas apontam que cervicalgia atinge de 30 a 50% da população em geral, em algum momento da vida.
Cervicalgia está associada a má postura durante uso de computadores
Uma das causas mais comuns de dor no pescoço é a adotar uma postura incorreta na hora de usar o computador.
“Nem sempre a pessoa possui mobiliário adequado que atenda aos quesitos da ergonomia. Além disto, a postura ao se sentar para usar o computador também pode influenciar no desenvolvimento de dores na região dos ombros e pescoço. Muitas pessoas costumam abaixar a cabeça quando o computador não está na altura dos olhos”, explica Walkíria.
Outro problema que tem relação com o uso de computadores é quando a pessoa usa mais de uma tela.
“Algumas profissões exigem que a pessoa use mais de uma tela de forma simultânea. Nestes casos, o problema reside no deslocamento do pescoço para os lados, com o tronco ficando parado. A pessoa pode desenvolver um torcicolo e caso levante ou abaixe demais a cabeça, também pode apresentar cervicalgia com frequência”, adiciona a fisioterapeuta.
Travesseiro também pode causar dor no pescoço
A escolha do colchão e do travesseiro pode parecer algo simples. Mas não é! Em relação ao pescoço, um travesseiro inadequado pode ser responsável pelo desenvolvimento de uma cervicalgia.
“O travesseiro deve alinhar a curvatura da cervical à coluna. Portanto, deve ser usado de maneira com que preencha o espaço da cabeça. O travesseiro não pode ser nem muito alto, nem muito baixo, nem muito duro e nem muito mole”, sugere Walkíria.
A recomendação é que experimentar o travesseiro no momento da compra. Hoje, existem ótimos modelos, principalmente os que são compostos por fibras maleáveis, que se adaptam de acordo com o tipo físico da pessoa.
Óculos com lentes multifocais também podem afetar a cervical
Você pode não saber, mas os óculos com lentes multifocais podem causar cervicalgia. Isto porque estas lentes possuem uma tecnologia que permite que a pessoa veja de perto e de longe. Em muitos casos, a lente abrange a visão de perto, a de meia distância e a de longa distância.
“O problema é que quando a pessoa está em frente ao computador ela vai usar a visão de perto ou, no máximo, de meia distância. Para isso, a tendência é curvar o pescoço para frente para “encaixar” o eixo visual na lente que permite enxergar de perto. Quando esta postura é repetitiva, o risco de a pessoa desenvolver uma cervicalgia é enorme”, alerta Walkíria.
Os multifocais podem também causar problemas na articulação temporomandibular, dores de cabeça e distúrbios auditivos.
Corrija já a sua postura e seus hábitos!
A boa notícia é que é possível prevenir a cervicalgia com mudanças simples na postura e nos hábitos do dia a dia. Veja algumas dicas.
• A tela do computador precisa estar na altura dos olhos, de modo que a pessoa olhe para a tela sem precisar abaixar ou levantar o pescoço
• A distância entre a cabeça e a tela deve ser de cerca de 40 a 60 cm
• Os antebraços devem estar apoiados na mesa para não causar tensão nos ombros
• Caso haja a necessidade de trabalhar em mais de uma tela ao mesmo tempo, vire o tronco juntamente com o pescoço
• Para quem usa mais de uma tela, a dica é que a tela central seja principal
• Escolha o travesseiro ideal para o seu tipo físico. A principal recomendação é experimentar o travesseiro na hora da compra.
• Lembre-se: o espaço entre o pescoço e o travesseiro precisa ser preenchido, não deixando a cabeça em relação à coluna nem muito alta, nem muito baixa. Ou seja, a cervical deve estar alinhada com a coluna
• Procure ter um óculos com lentes normais quando estiver usando o computador
• Caso queira usar os óculos bifocais ou multifocais, lembre-se de deixar a tela do computador na altura dos olhos e, se precisar, adaptar a altura para a trajetória das lentes
“Muitas vezes desenvolvemos dores e não temos consciência de que nossos hábitos e posturas são responsáveis pelo problema. Por isso, é importante aumentar a consciência corporal para corrigir os movimentos quando a postura está inadequada. São pequenos detalhes que podem prevenir dores no pescoço e quadros mais graves, como uma cervicalgia crônica”, finaliza Walkíria.