Oficina no Lugar Uma enfoca o corpo e suas potencialidades

Corpo e Personalidade na oficina do Lugar Um/Foto: Rafael Lins

Essenciais no trabalho de atores, bailarinos e performers, a sensibilidade e a percepção corporal serão tema de oficina gratuita no Lugar Uma de Artes, no Centro de Manaus, iniciada ontem (19) e que segue até dia 23 (sexta-feira), com a formação, com o tema “Potencialidades e sensibilidade de um corpo”, sendo mediada pela coreógrafa e pesquisadora amazonense Francis Baiardi.
A oficina será realizada no horário das 10h00 ao meio-dia. A atividade faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).


O objetivo da oficina, de acordo com Francis, é ajudar os participantes a desenvolver os múltiplos sentidos do corpo. “Vamos buscar o trabalho do corpo sensível. A proposta é estimular a percepção não apenas do corpo técnico, mas do corpo sensível como um todo”, explica ela.

Na atividade, a artista vai explorar ferramentas de métodos diversos, da educação somática às artes marciais. “Já venho realizando há cinco anos um estudo em Dança Contemporânea, usando a educação somática, o Pilates, as artes marciais, o kung fu e a improvisação”, resume ela.

A oficina “Potencialidades e sensibilidade de um corpo” é dirigida a artistas cênicos, performers e outros interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no primeiro dia da atividade, no Lugar Uma de Artes, na avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro.

QUEM É

Natural de Manaus, Francis Baiardi é coreógrafa, professora e intérprete de dança. É licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Gama Filho (UGF-AM).

Estudou com artistas como Conceição Souza, Marta Marti, Alice Becker, Joffre Santos, Lia Rodrigues, entre outros. Como bailarina, trabalhou em grupos de Manaus, Salvador e Nova York (EUA).

Em 2008, foi uma das organizadoras do Laboratório Contemporâneo, iniciativa de destaque na dança contemporânea amazonense. Fundou no mesmo ano a Contém Dança Cia., onde atua desde então como diretora, pesquisadora, coréografa, produtora e professora.

Entre as criações da companhia estão o espetáculo “Insights, imagens e ensaios” (2010), “Episódio 1”, “T(eu) olhar” (2011) e “Presenças” (2013) – este desenvolvido a partir de intercâmbio internacional com a Cie Le Rêve de La Soie (França).

OCUPAÇÃO LUGAR UMA

Iniciada no dia 21 de setembro, a Ocupação Lugar Uma tem como objetivo transformar o Lugar Uma de Artes em abrigo para uma série de ações artísticas diárias, ao longo de três meses, com acesso gratuito.

Performances, oficinas, exposições de arte, mostras de filmes e lançamento de livro são algumas das atividades no calendário da tomada artística, empreendida por iniciativa de Francisco Rider. A ação segue até 21 de dezembro.

Artigo anteriorOperação policial reforçada nas áreas de Casas Lotéricas, em Manaus
Próximo artigoDilma diz na Finlândia que seu governo não está envolvido em corrupção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui