Omar Aziz destaca segurança nas fronteiras e BR-319 em sessão de homenagem à Suframa

Senador Omar Aziz discursa no Senado, na homenagem a ZFM/Foto: Ariel Costa

Durante a sessão de homenagem aos 50 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na manhã de hoje, terça (14), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Senador Omar disse que a solenidade não deveria se restringir a comemorações, e fez cobranças ao governo federal, principalmente, em temas como a segurança na tríplice fronteira e a questão ambiental no Sul do Amazonas, tanto no que diz respeito às unidades de conservação, quanto na liberação de obras na BR-319.
“Se o presidente (Michel) Temer quiser resolver o problema na tríplice fronteira, ao invés de 20 homens da Polícia Federal, coloque 300. Coloque a Marinha, a Aeronáutica e o Exército para cumprir o seu papel e proteger o território brasileiro. Se as drogas não entram, as cidades terão mais tranquilidade”, afirmou Omar Aziz.


Senador Omar Aziz discursa no Senado, na homenagem a ZFM/Foto: Ariel Costa

O Senador do Amazonas destacou ainda a reunião com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na semana passada, quando defendeu a criação de uma comissão de parlamentares do Amazonas, prefeitos, empresários, técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Casa Civil da Presidência da República para analisar documentos e visitar as unidades de conservação no sul do Amazonas.

“Fomos discutir a redução de 7% de uma reserva que foi criada. Somos a favor da preservação, mas quando falamos em asfaltar 400 quilômetros, que não tem terra fértil e nem produção leiteira, parece que o mundo tava caindo. Ajudaria Rondônia, que poderia escoar a produção para Manaus. Ajudaria Roraima a se integrar com o resto do Brasil”, destacou Omar, referindo-se à BR-319, única via terrestre a ligar Manaus a Porto Velho, em Rondônia.

Sobre a Suframa, o Senador Omar Aziz ressaltou a reunião entre o Ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, também na semana passada. Na ocasião, foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho para a acelerar a aprovação de PPBs (Processos Produtivos Básicos), o que deve incentivar a instalação de novas indústrias na região e gerar mais empregos no Polo Industrial de Manaus.

“No período de crise, o Amazonas sofre mais. Mas tivemos avanços em relação aos PPBs. Inclusive, a indústria dos leds parece que agora vai sair. Há um entrosamento da bancada tanto da Câmara quanto do Senado. Temos que nos preocupar com o melhor para nosso Estado e é isso o que estamos fazendo”, finalizou o Senador.

Artigo anteriorGlobo diz que Emilly não será expulsa do BBB17
Próximo artigoAmazonas sedia Fórum Nacional de Ouvidores amanhã, quarta-feira (15)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui