
Foram repassados a 38 organizações não governamentais (ONGs), que trabalham na área da assistência social, pelo Fundo de Promoção Social (FPS), na última sexta-feira (21), os valores provenientes da arrecadação da partida inaugural da Arena da Amazônia, entre Nacional e Remo, no último dia 9 de março.
A doação atendeu a um pedido feito pela primeira-dama do Estado e presidente do FPS, Nejmi Aziz, ao governador Omar Aziz, que determinou que parte da renda da partida fosse revertida para a caridade, e que somaram R$ 248 mil.
A secretária executiva do FPS, Vânia Cirino, que participou da entrega dos cheques, explicou que foram escolhidas instituições conveniadas com as secretarias de Assistência Social e Cidadania (Seas), de Pessoas com Deficiência (Seped) e com o FPS, fixadas em Manaus, por conta da facilidade de acesso e locomoção. Ela destacou a importância da doação para essas ONGs. “As ONGs contam com apoio do Governo do Estado, mas sempre existem despesas extras e esses recursos são importantes”, frisou.
De acordo com a secretária, atualmente, o FPS possui convênio com 26 instituições. Ela lembrou ainda que, no último dia 12 de março, foi aberto o primeiro edital de 2014, para a assinatura de convênios entre instituições que atuam no setor de assistência social e oportunidade e renda com o Fundo. O prazo vai até o próximo dia 14 de abril e o link para o edital está no site do Governo do Estado: www.amazonas.am.gov.br.
Recurso em boa hora – A Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) foi uma das ONGs que receberam o valor de R$ 6,5 mil. O presidente da associação, Isaac Benaion, destacou que a ajuda chega em um importante momento para a instituição. Segundo ele, com o dinheiro, serão comprados novos computadores e equipamentos de informática, já que os que a entidade possuía, doados pela Federação das Indústrias, foram furtados em um assalto.
A Adefa tem, atualmente, aproximadamente 12 mil associados e atua na orientação e defesa dos direitos dos deficientes. Isaac agradeceu a doação. “É importante que, no mundo de hoje, em que vemos muito egoísmo, esses gestos de solidariedade, promovidos pela primeira-dama, sejam multiplicados”, ressaltou.
A presidente do Clube de Mães da Japiinlândia, Jacilene Câmara, que atende cerca de 700 pessoas, entre mulheres, idosos e jovens, oferecendo cursos de informática, manicure, cabeleireiro, entre outros, agradeceu emocionada a ajuda. “Com as chuvas dessa semana, o telhado da nossa sede desabou e, hoje, eu recebi o telefonema para que viéssemos aqui para receber esse dinheiro. Então, eu não tenho palavras para agradecer”.