Operação ‘Boas Festas’ do IPEM/AM fiscaliza mais de 1 mil estabelecimentos comerciais

IPEM fiscaliza comércio e notifica lojas/Foto: Roberto Carlos
IPEM fiscaliza comércio e notifica lojas/Foto: Roberto Carlos
IPEM fiscaliza comércio e notifica lojas/Foto: Roberto Carlos
Fiscalização do Ipem-Am/Foto: Roberto Carlos
Fiscalização do Ipem-Am/Foto: Roberto Carlos

Nada menos que 1.078 estabelecimentos comerciais, em Manaus, e nos municípios da Região Metropolitana, foram fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), durante a operação “Boas Festas”, realizada entre os dias 18 de novembro e 12 de dezembro, com um total, 184.278 mil produtos fiscalizados, com 49 empresas notificadas por conta de 828 irregularidades identificadas.

O balanço faz parte do relatório final da operação “Boas Festas”, que teve o objetivo de verificar se os produtos típicos natalinos estavam com peso e qualidade compatíveis com os anunciados pelos estabelecimentos comerciais. Nos produtos que compõem a cesta natalina, como peru, panetone, frutas cristalizadas, entre outros, a fiscalização foi feita para verificar se a quantidade informada na embalagem correspondia ao peso pelo fabricante. Nesse segmento, os maiores problemas foram os pesos abaixo dos indicados nas embalagens e a falta de indicação do peso na embalagem.


Na área da qualidade industrial, a operação focou a fiscalização nas luminárias natalinas, como os pisca-piscas, em brinquedos e bicicletas. Entre esses produtos, os que registraram maiores problemas foram os pisca–piscas, pois a maioria estava com os plugues fora do padrão. “As principais irregularidades foram encontradas nos pisca-piscas que utilizam plugues fora do padrão. Mas isso é uma tendência que vem caindo porque o número de empresas que foram notificadas foi um pouco menor do que no ano passado”, comentou Itamar Souto, do Departamento de Avaliação de Conformidades do Ipem-AM.

Garantia da segurança – Segundo o presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a fiscalização tem a intenção de proibir que o consumidor leve para casa produtos fora da certificação. Ele ainda destacou que o consumidor poder colaborar com a fiscalização.

“O resultado da operação foi satisfatório, uma vez que realizamos a fiscalização durante todo o ano de forma preventiva. Mas também identificamos algumas irregularidades e, com isso, percebemos ainda a existência de empresas que insistem em colocar produtos irregulares no mercado. O papel do Ipem é garantir a segurança e a confiabilidade dos produtos comercializados, sempre proporcionando uma relação justa com os empresários do setor. Contudo, o consumidor pode também ser um fiscal colaborador, ficando atento para as irregularidades e denunciar junto ao Ipem para que possamos tomar as devidas providências”.

Reclamação – Em caso de dúvidas, o consumidor que se sentir lesado com relação ao peso ou certificação do produto, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Artigo anteriorCPI da Pedofilia apresenta relatório final, com recomendações ao executivo e judiciário
Próximo artigoDecisões na Câmara só passam com aprovação do prefeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui