‘Operação catraca’ intensifica policiamento contra roubos a ônibus

Representantes de Órgãos em coletiva de imprensa/Foto:Divulgação
Representantes de Órgãos em coletiva de imprensa/Foto:Divulgação
Representantes de Órgãos em coletiva de imprensa/Foto:Divulgação

Em Reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na manhã de hoje, terça-feira (05), foram discutidas as ações para coibir os assaltos a ônibus do transporte coletivo de Manaus. Uma das medidas anunciadas, a “Operação Catraca”, será realizada pela Polícia Militar (PM) e irá intensificar o policiamento ostensivo nos principais corredores viários e pontos de ônibus em todas as zonas da capital.
A operação será dividida em três turnos: manhã (07h00 às 13h00), tarde (12h00 às 18h00) e à noite (17h às 00h00), com barreiras móveis nas principais avenidas. “Acreditamos que o reforço no policiamento ostensivo já irá inibir a ação dos assaltantes, visto que grande parte dos envolvidos nesse crime age procurando uma oportunidade. Vale destacar que muitos são envolvidos ou viciados em droga e praticam esses assaltos para manter o vício”, disse o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.


Ele ressaltou que, além do reforço no policiamento ostensivo, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF), já está realizando trabalhos de investigação. “Nossas ações visam dar tranquilidade à população que utiliza os veículos do transporte público, garantindo uma viagem segura do cidadão”, afirmou.

O delegado titular da DERF, Adriano Martins, descartou a possibilidade de existir quadrilhas especializadas em roubos a ônibus coletivos. “São crimes de oportunidade, pessoas que querem dinheiro fácil para, por exemplo, alimentar o vício nas drogas. Em alguns casos já temos imagens dos assaltos que irão auxiliar nas investigações”, ressaltou o delegado.

Fontes disse ainda que o reforço no policiamento ostensivo com a chegada de mais 600 viaturas até junho, irá reduzir gradativamente as ocorrências. “A cidade de Manaus, como já foi amplamente divulgado, ficou até abril com um período reduzido de viaturas, o que prejudicou o policiamento ostensivo”. A partir da chegada das 100 novas viaturas em abril e mais 600 até junho, estamos gradativamente, restabelecendo esse policiamento, o que irá aumentar a sensação de segurança da população”, destacou.

De acordo com subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), Antônio Escossio, durante a operação Catraca, a metodologia de abordagem será rápida. “Nossa operação irá intensificar o policiamento ostensivo e repressivo, por meio de bloqueios viários e abordagens à pessoas em coletivos urbanos, com base nos dados estatísticos e otimizando os meios recebidos, em ações preventivas nos horários de maior incidência de ocorrências policiais, visando impedir ações de cidadãos infratores, de modo a proporcionar a população uma maior sensação de segurança e, promover, com isso, o bem estar do povo amazonense”, disse Escóssio.

Prisões

Segundo dados da SSP-AM, de janeiro até abril deste ano, 44 pessoas foram presas por roubo a ônibus em Manaus, em ações da Polícia Militar (PM). Em todo ano de 2014, foram 91 prisões. Dados da SSP-AM apontam ainda que o maior número de ocorrências de roubos em ônibus do transporte coletivo acontece no período da noite seguido do período da tarde, nas zonas Norte e Leste da cidade.

Artigo anteriorWilker Barreto quer primeiro diálogo no caso da CPI da gasolina
Próximo artigoSenado deve concluir regulamentação de direitos dos trabalhadores domésticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui