Operação da PF combate garimpo ilegal na área do rio Solimões

Foto: Recorte

Em conjunto com o ICMBio e a Funai, a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Viva de 9 a 12 de dezembro. O objetivo é combater o garimpo ilegal no rio Solimões.


A operação iniciou-se por meio de levantamento realizado pela inteligência da PF e vem resultando na desintrusão de garimpeiros que promovem a extração não autorizada de ouro. Além disso, até o momento, já foram destruídas dez dragas e equipamentos utilizados na prática do delito.

A ação possui como foco a preservação dos rios nas proximidades da cidade de Tabatinga, Santo Antônio do Iça e seus afluentes, sendo estes ricos em biodiversidade e de extrema importância para os residentes da região, fornecendo o sustento e insumos para as tribos indígenas locais e comunidades ribeirinhas.

As investigações continuam visando identificar os principais receptadores e eventuais financiadores da atividade ilícita, cujos envolvidos responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, dano ambiental à Unidade de Conservação, possível lavagem de dinheiro, dentre outros crimes correlatos.

Artigo anteriorPresidente do Peru propõe pena de morte para estupradores de crianças após caso chocante
Próximo artigoFifa oficializa sedes da Copa do Mundo de 2030 e 2034

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui