Operação de combate à poluição sonora multa bares na Zona Centro-Sul de Manaus

Operação multa bares em bairro de Manaus/Foto: Alerson Sicsú

Três bares situados na zona Centro-Sul de Manaus, foram autuados durante operação de combate à poluição sonora, realizada na noite de ontem (18), e madrugada de hoje, sábado (19), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A operação contou com o apoio da Força Tática da Polícia Militar, e no total, sete bares com denúncias protocoladas junto à Semmas, foram vistoriados, porém, em apenas três foram constatadas irregularidades.


Em um dos estabelecimentos, no bairro Adrianópolis, a fiscalização aplicou multa de 251 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a aproximadamente R$ 23 mil, por ausência de licença ambiental e reincidência na prática de poluição sonora causada por música ao vivo em ambiente em área externa sem devido isolamento acústico.

Operação multa bares em bairro de Manaus/Foto: Alerson Sicsú
Operação multa bares em bairro de Manaus/Foto: Alerson Sicsú

O bar, situado na Via Láctea, já havia sido notificado, interditado para uso de som e sido alvo de apreensão de equipamentos sonoros em ocasiões anteriores. Além da multa, o bar teve novamente equipamentos apreendidos.

A reincidência na prática de poluição sonora é uma das situações mais frequentes enfrentadas pela fiscalização. A operação atendeu  também a requisições do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

De acordo com o Departamento de Fiscalização da Semmas, as operações vão ser intensificadas para combater o uso dos equipamentos sonoros, com aplicação de multas para quem insistir em desobedecer as determinações da fiscalização.

Na semana passada, 11 bares foram autuados durante operação, que contou com a participação da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema).

As autuações se baseiam nos artigos 137 do Código Ambiental do Município (Lei 605/2001), que trata da emissão de ruídos, e o 131, que determina a classificação das infrações e as respectivas UFMs aplicadas. Os autos gerados serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para apuração da responsabilidade penal do autuado. O MPE acompanha o trabalho de controle da poluição sonora feito pela Semmas.

Artigo anteriorHomem entra em Cadeia Feminina de Roraima sem ser notado e foge após tiros
Próximo artigoIX Mostra de Processos Criativos revela nova geração de talentos no Gebes Medeiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui