Operação ´Mapinguari´apreende 200 m³ de madeira irregular em Manacapuru e Novo Airão

Policiais reunidos articulam estratégias de atuação/Foto: Dema

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), comandada pelo seu titular Samir Freire, deflagrou, na manhã do último domingo (18), a ação denominada “Mapinguari”, que seguiu até a última segunda-feira (19), abrangendo os municípios de Manacapuru e Novo Airão, onde foram apreendidos 200 metros cúbicos de madeira em situação irregular, cinco quelônios, uma espingarda calibre 32 e duas motosserras.
De acordo com Samir Freire, a operação teve por objetivo  averiguar denúncias de extração ilegal de madeira e contou com a participação de servidores lotados no Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e peritos do Instituto de Criminalística (IC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).


Policiais reunidos articulam estratégias de atuação/Foto: Dema

“As equipes iniciaram as abordagens em sete serralherias localizadas em dois ramais em Manacapuru e Novo Airão. Constatamos, ao longo das diligências, que duas serralherias não tinham licença para o uso de motosserras”, explicou Freire.

Conforme a autoridade policial, foram apreendidos durante a operação 200 metros cúbicos de madeira irregular, cinco quelônios, uma espingarda calibre 32 e duas motosserras. Na ocasião, Arilson do Nascimento Cunha, 46, foi indiciado por desmatamento e Mário Antonio Ferreira de Souza, 36, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

…e parte da madeira apreendida/Foto: Dema

Na Delegacia Interativa de Manacapuru foi arbitrada fiança no valor de R$ 440 a Mário. O valor estipulado foi pago pelo infrator e em seguida ele foi liberado para responder pelo crime em liberdade. Arilson foi conduzido à uma base provisória do Ipaam naquela região, onde foram realizados os procedimentos cabíveis e ele posteriormente foi liberado.

Artigo anteriorJustiça descarta acusações contra deputados David Almeida, Ricardo Nicolau e Francisco Souza
Próximo artigoAção conjunta prende bando com 40 kg de drogas, em Manaus e Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui