Operação no Alemão é a quarta mais letal da história do Rio

Foto: Mauro Pimentel/AFP

A operação policial que deixou 19 mortos no Complexo do Alemão entre quinta (21) e sexta-feira (22) se junta a outras duas chacinas que deixaram número recorde de mortos na cidade do Rio no último ano.


Somente nos últimos 14 meses, a capital fluminense registrou três das quatro operações mais letais de toda a história. Nesse período, foram 72 mortos em apenas três operações organizadas em favelas da cidade, segundo dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF), compilados pelo portal G1.

A mais letal entre todas as ações envolvendo agentes públicos aconteceu no Jacarezinho, na zona Norte, em maio de 2021, quando 28 pessoas morreram. Um ano depois, em maio deste ano, 25 pessoas foram mortas durante uma operação policial na Vila Cruzeiro, também na zona Norte.

Na última quinta-feira (21), a ação no Alemão deixou 19 mortos, se igualando a outra registrada na mesma comunidade em 2007.

Entre os assassinados estão duas mulheres, um policial e 16 homens classificado como “suspeitos” pela Polícia Militar. Após cerca de cinco horas de duração da operação, moradores recolheram corpos e colocaram em kombis para serem levados até a UPA do Alemão.

Conforme mostra o vídeo divulgado pelo jornal A Voz das Comunidades.

Brasil de Fato

Artigo anteriorFamílias começam a comer comida de cachorro
Próximo artigoProposta de Roberto Cidade contribui para melhorar o ordenamento do trânsito em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui