Operação ‘Puru Puru’ apreende de 3,5 t de carvão no Careiro Castanho

Carvão vegetal apreendido/Foto: PC-AM
Carvão vegetal apreendido/Foto: PC-AM
Carvão vegetal apreendido/Foto: PC-AM
O local de fabricação carvão/Foto: PC-AM
O local de fabricação carvão/Foto: PC-AM
...e a madeira usada para fabricar o carvão/Foto: PC-AM
…e a madeira usada para fabricar o carvão/Foto: PC-AM

Com o objetivo de combater a produção e venda ilegal de carvão vegetal, no Careiro Castanho, a 102 quilômetros em linha reta da capital, a Polícia Civil do Amazonas, através da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), deflagrou, na sexta-feira (10), naquele município, a operação “Puru Puru”.
A ação contou, ainda, com o apoio de policiais civis da 35ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Careiro da Várzea, e integrantes da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), e Peritos do Instituto de Criminalística (IC), que, também, acompanharam a operação, coordenada pela delegada titular da Dema, Ana Cristina Braga.


De acordo com a autoridade policial, foram apreendidas no local 3,5 toneladas de carvão vegetal irregular. José Rogério Sitonio da Silva, de 55; Antônio Ferreira de Lima, de 55; e Herbert Ferreira de Souza, de 32 anos, responsáveis pela mercadoria apreendida, foram detidos e levados à 35ª DIP, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Os homens assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pela prática de Crime Ambiental, previsto no Artigo 46 da Lei nº 9.605/98. Ao término dos trâmites legais o trio foi liberado para responder pelo delito em liberdade.

“As investigações em torno deste caso foram iniciadas há dois meses. Deflagramos essa operação às 06h00, na estrada da Comunidade do Puru Puru. Nos quilômetros quatro e dezessete conseguimos apreender bastante material e realizar a detenção de três pessoas. Após a realização da perícia técnica do material apreendido todo carvão foi doado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Careiro da Várzea”, declarou a delegada.

Ana Cristina Braga destacou ainda a importância do reforço recebido para o sucesso da ação. “O apoio dos policiais civis que atuam na Delegacia de Careiro da Várzea foi imprescindível para que obtivéssemos êxito na operação. Agradeço também a parceria da Seai, bem como dos policiais da 35ª DIP, coordenados pelo delegado titular, David Jordão, e de peritos do IC. Esse reforço foi responsável pelo desfecho satisfatório da operação”, concluiu.

Artigo anteriorEntidades organizam ato contra incorporação da Manausmed à Semsa
Próximo artigoApós polêmica, Ed Motta pede desculpas aos fãs através do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui