Operação será montada para inibir tráfico no alto Solimões, diz Fontes

Secretário Sérgio Fontes, na Assembleia/Foto: Divulgação
Secretário Sérgio Fontes, na Assembleia/Foto: Divulgação
Secretário Sérgio Fontes, na Assembleia/Foto: Divulgação
Sessão na Aleam sobre Segurança Pública/Foto: Divulgação
Sessão na Aleam sobre Segurança Pública/Foto: Divulgação

Os investimentos do governo na segurança pública, que atualmente passa por um processo de reestruturação; as operações de combate ao tráfico de drogas, ao crime organizado e a criminalidade, em geral, foram tratados no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, ontem, quinta-feira (23), pelo secretário de Segurança, Sérgio Fontes e o delegado Geral, Orlando Amaral.
Por indicação dos deputados David Almeida (PSD) e Platiny Soares (PV), e dirigida pelo vice-presidente da Casa, deputado Belarmino Lins (PMDB), recebeu o apoio dos demais deputados, que tiveram a oportunidade de fazer seus questionamentos e dirimir dúvidas a respeito de segurança pública estadual.


Para o deputado David Almeida, líder no governo na Assembleia, a vinda do secretário Sérgio Fontes, que aceitou de imediato o convite, foi oportuna e eficaz, porque permitiu falar das ações que estão sendo feitas no setor, dando oportunidade para que os deputados fizessem seus questionamentos. “Tudo isso vai contribuir para melhorar a segurança do Estado, que é o desejo do governador José Melo (PROS)”, assinalou.

Em sua explanação, Sérgio Fontes, admitiu que fazer segurança pública não é fácil, tendo em vista que esse sistema, composto pelo Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Militar e Civil, atua nas consequências e não nas causas da criminalidade. Segundo Fontes, a proximidade do Amazonas com países produtores de cocaína e a facilidade em se obter droga, contribui para a criminalidade e a violência. “Neste aspecto, a nossa geografia não ajudou, haja vista que 80% dos homicídios no Estado são oriundos de disputas por narcotráfico”, afirmou.

Para exemplificar, Fontes apontou que na área do rio Javari, fronteira do Peru com o Brasil, as plantações de cocaína beiram 10 mil hectares, com capacidade de produção/ano superior a 100 toneladas. “Toda destinada ao mercado brasileiro, o maior consumidor de pasta base”, frisou, ressaltando que por determinação do governador José Melo a Seseg-AM vai atuar intensamente nesse problema junto com a Polícia Federal, para reprimir o tráfico internacional e as Forças Armadas, que protege as fronteiras.

Sérgio Fontes informou que está programada, para o fim do mês de maio, uma grande operação de bloqueio na região do Alto Solimões, principal calha que traz droga para o Brasil, com grandes carregamentos que variam de 100 a 300 quilos e passam com facilidade. “Vamos tentar bloquear em torno de 80% a 90% desses carregamentos com a ação integrada entre à Polícia Federal e as Forças Armadas”, informou.

Ronda no Bairro

Por conta dos novos contratos com cinco empresas, que ganharam a concorrência pública e vão fornecer carros para a polícia, Fontes disse que até o fim do próximo mês 700 viaturas serão integradas ao programa Ronda no Bairro e estarão nas ruas de Manaus e na região metropolitana. Nesta sexta-feira (24) serão entregues 100 viaturas, sendo 70 para a PM e 30 para a Polícia Civil. “Esperamos com isso intensificar a presença de policias nas ruas e, com a atuação coordenada das forças policiais ostensivas, diminuir homicídios, assaltos a mão armada e de carros”, disse.

Sergio Fontes respondeu questionamentos feitos pelos deputados Serafim Corrêa (PSB), Cabo Maciel (PR), Alessandra Campelo (PCdoB), Bosco Saraiva (PSDB), José Ricardo (PT), Dr. Gomes (PSD), Belarmino Lins (PMDB) e Luiz Castro (PPS).

Na opinião do delegado geral, Orlando Amaral, hoje existe uma melhor harmonia entre os comandos das polícias – o secretaria de Segurança, Delegacia Geral e Comando da PM – e isso melhora o desempenho da segurança pública estadual. “O desafio é combater os crimes contra a vida e isso está sendo trabalhando”, assegurou.

Artigo anteriorPoliciais militares do Am participam do 11º Torneio de Tiro Policial
Próximo artigoApós admitir amor platônico, Luan Santana quer trabalhar com Sandy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui