Operação Tamoiotatá reforça ações de combate ao desmatamento em Humaitá

O Governo do Amazonas iniciou, nesta semana, a segunda fase da operação Tamoiotatá, focada na fiscalização e combate ao desmatamento e queimadas no sul do estado. Uma das bases de ações de comando e controle é no município de Humaitá (distante 701 quilômetros de Manaus), onde equipes ambientais e policiais estão atuando em conjunto, com base em imagens de satélite, para evitar queimadas.


Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

A operação conta com apoio estratégico e tático dos órgãos do sistema de segurança pública. “Nesse ano, a operação é visando a derrubada da mata, antes de chegar à parte das queimadas. Temos os pontos pré-destinados para fazer a verificação in loco, através das fotos de satélite, e nós realizamos esse deslocamento dentro de ramais em busca desses locais, para confirmar o desmatamento e procurar o responsável”, ressalta o capitão do Batalhão Ambiental, Victor Vasconcelos.

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

Foram instaladas no município câmeras de monitoramento para verificar a entrada e saída de veículos, com possíveis cargas de madeiras ilegais. Em uma das ações, foi encontrada uma área com mais de 266 mil hectares desmatada.

O fiscal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Paladino de Jesus, explica que a operação conta com um suporte tecnológico para detectar as áreas de desmatamento. “Nós utilizamos o sistema Avenza Maps. É um sistema de navegação onde é colocado determinado ponto de desmatamento e ele nos leva até o local. A partir disso, vamos localizar o responsável da área, o tamanho do local e responsabilizar o infrator”, afirma.

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

A ação integra a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM, além do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas.

Artigo anteriorAnvisa tenta sabotar vacina russa Sputnik V, mas Lewandowski indeferiu
Próximo artigoSeduc convoca 269 candidatos aprovados no PSS 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui