
Durante a operação nacional “Taxímetro”, o Instituto Nacional de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) fiscalizou 51 taxímetros em Manaus entre 16 e 25 de outubro, em ação coordenada pelo Inmetro. Todos os equipamentos estavam regulares.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destacou que a verificação garante cobranças justas e confiáveis para usuários e taxistas, com o taxímetro registrando a distância e o tempo do percurso. Além disso, a análise inclui a verificação de pneus e componentes do equipamento.
A verificação anual pode ser solicitada pelo próprio taxista ou usuário e deve ser feita no Ipem-AM, com o pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU). Os documentos necessários incluem o alvará de estacionamento, certificado de registro do veículo e comprovante da última verificação.
Os consumidores deverão observar o lacre do taxímetro, o selo do Inmetro e as condições da viseira, que devem ser visíveis para monitorar o valor da corrida. O valor da bandeira é regulamentado pela prefeitura e varia conforme o horário.
Para dúvidas ou denúncias, a Ouvidoria do Ipem-AM atende pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo site ou redes sociais.