Operações Integradas de Segurança avançam e crimes reduzem no Amazonas, diz SSP

Coronel Dam Câmara, fala sobre as ações/Foto: Nathalie Brasil

Divulgado hoje, quarta-feira (09), pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o balanço das operações integradas realizadas em 2016, que tiveram como principal impacto, a redução da criminalidade no Amazonas.
Todas as ações contam com a participação direta dos órgãos de Segurança, como as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC, além das parcerias de orgãos que formam o colegiado formado por mais de 50 instituições do Estado, Município e Governo Federal.


A divulgação aconteceu durante a abertura da “Semana de Integração”, em comemoração aos três anos da Secretaria Executiva-Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Coronel Dam Câmara, fala sobre as ações/Foto: Nathalie Brasil
Coronel Dam Câmara, fala sobre as ações/Foto: Nathalie Brasil

Em 2016, foram 85 operações integradas por meio da Seagi, um aumento de 203% comparado ao primeiro ano de funcionamento, em 2014, quando 24 operações foram realizadas.

De acordo com o secretário-executivo da SSP-AM, Carlos Alberto, uma amostra do resultado da integração é a apreensão recorde de quase 11 toneladas de entorpecentes em 2015 e a redução de 25% nos homicídios em 2016, comparado ao ano anterior. “É uma apreensão que supera os dez anos anteriores e uma redução que triplica a meta nacional de redução de homicídios, fruto do trabalho de uma equipe que se materializa aqui. Essa integração, sem dúvida, é o fator de sucesso das ações de Segurança Pública”, disse.

Missão – Para o secretário executivo adjunto de Gestão e Planejamento Integrado, coronel Dan Câmara, a Seagi tem cumprido com excelência a missão de oferecer segurança à população. “Nossa visão é ser referência nacional, e nós já somos. Nossa missão é oferecer ao Estado do Amazonas serviços integrados de segurança em parceria com os diversos órgãos das três esferas de governo em nível de excelência, e temos superado isso, com excelentes resultados para a segurança da população”, afirmou.

Todas as ações de segurança são coordenadas e monitoradas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que compõem a Seagi. As operações têm participação efetiva de órgãos das esferas federal, estadual e municipal e diferentes focos de atuação.

Operação Copa 2014, Jogos Olímpicos 2016, Espectro, Pescador, Centro Seguro, Enem, Eleições, Temporada de Cruzeiros são algumas das operações já realizadas por meio da Seagi e dos órgãos integrados. “Nossas ações são cotidianas, em todas as operações que realizamos conseguimos retirar de circulação muitas pessoas que incomodam o cidadão e diminuir a incidência criminal, bem como as operações dos grandes eventos que também impactam na segurança da cidade”, explicou Dan Câmara.

Programação – A “Semana da Integração” iniciou hoje, quarta-feira (09) e segue até o domingo (13). Durante a abertura, foram entregues os certificados de participação na Operação Jogos Olímpicos em Manaus 2016 aos representantes dos órgãos integrados. Uma mesa redonda sobre mídia e segurança foi realizada para falar sobre o papel e importância da imprensa na divulgação da segurança em grandes eventos. A programação segue nos demais dias:

Quinta-feira (10):

08:30 às 12h00 – Torneio de integração Jogos Seagi, no clube de oficiais da Polícia Militar.

Sexta-feira (11):

Seminário “Integrar para avançar”, no CICC

09:30 às 12h00 –  Palestra “Práticas Integradoras em Segurança, com ênfase em Grandes Eventos” 14h às 15:30h: Palestra “Integração entre os órgãos dos Sistema de Justiça Criminal: Caminhos e Desafios”.

16h00 às 17:3 – Palestra Segurança Pública, Participação Popular e Responsabilidade Social”

Domingo (13):

08:30 às 12h00: Caminhada Integração e Segurança, na Ponta Negra.

Artigo anteriorHomem é vítima de latrocínio no Centro de Manaus
Próximo artigoTrio suspeito de roubo é preso na Zona Sul de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui