Opositor iraniano é enforcado apesar de apelar por anistia

Gholamreza Khosravi, é enforcado/Foto: Arquivo
Gholamreza Khosravi, é enforcado/Foto: Arquivo
Gholamreza Khosravi, é enforcado/Foto: Arquivo

Um iraniano condenado por suas ligações com a Organização dos Mujahedin do Povo do Irã (oposição no exílio) foi enforcado neste domingo, apesar dos apelos da Anistia Internacional para tentar impedir sua execução, anunciou a imprensa da República Islâmica.

Gholamreza Khosravi Savadyani foi condenado à morte em 2010 por ser “um inimigo de Deus”, segundo a agência de notícias Irna.


A organização de defesa dos Direitos Humanos Anistia Internacional pediu no sábado que as autoridades iranianas suspendessem a execução, afirmando que o condenado não teve um julgamento justo.

Segundo a Anistia, o novo código penal do Irã prevê a pena de morte apenas aos adversários que “tomaram ativamente em armas”.

A ONU estima que pelo menos 500 pessoas foram executadas no Irã em 2013, 57 delas publicamente.

Nascido em 1965 com a ambição de derrubar o regime do xá do Irã e, em seguida, o regime islâmico, os Mujahedin do Povo se instalaram no Campo de Ashraf, ao norte de Bagdá, durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988), com o apoio do regime de Saddam Hussein para realizar uma ação militar contra o Irã.

No entanto, eles foram desarmados após a intervenção americana em 2003, e o atual governo iraquiano, majoritariamente xiita e que se aproximou de Teerã, procura desde então se livrar dessa presença que considera irritante.(Terra)

Artigo anteriorÉ um ‘absurdo’ dizer que Copa tirou dinheiro da educação, afirma Dilma
Próximo artigoMarinho Chagas, lateral do Brasil na Copa de 74, morre na Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui