
A prefeitura de Parintins, no Amazonas, interditou parcialmente um trecho da orla entre as praças Cristo Redentor e Judith Prestes, nesta terça-feira (7), após identificar rachaduras no asfalto e na parede de concreto. Apenas pedestres podem circular na área.
O local, reformado e reinaugurado em julho de 2024, já havia sido lançado semanas antes do Festival Folclórico de Parintins, sem fiscalização. Um desabamento semelhante ocorreu em janeiro de 2020, causado por erosão, levando à decretação do estado de emergência na cidade.
Camilo Ramos, geógrafo da Ufam, alertou sobre os riscos estruturais e sugeriu a interdição de ruas próximas para veículos pesados. Moradores demonstram preocupação com a segurança e o uso de recursos públicos, como destacou a estudante Sansyara Viana: “É dinheiro público e a estrutura deveria ser melhor”.
A Prefeitura afirmou que a rachadura na parede foi superficial e já reparada, enquanto a fissura no asfalto está sendo avaliada pela Secretaria de Obras (Semop), apesar de não representar risco imediato.
Fonte: g1/Amazonas