Orquestra de Câmara do Amazonas encena musical ‘Mínimo Máximo’, no TA

Orquestra de Câmara do AM, espetáculo no TA/Foto: Divulgação

Intitulado “Mínimo Máximo”, o próximo concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), vai abordar dois estilos musicais extremamente diferentes, marcando mais uma etapa das comemorações dos 120 anos do Teatro Amazonas.


Marcado para começar às 20h00 de amanhã, terça-feira (08), o espetáculo que acontece no palco do Teatro Amazonas, terá entrada gratuita e classificação livre.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, o repertório traz obras de dois compositores que caracterizam o estilo barroco – Arcangelo Corelli e Johann Sebastian Bach – e dois compositores que representam o minimalismo – Philip Glass e John Adams. Na noite, quem rege a Orquestra é o maestro Marcelo de Jesus.

De acordo com o regente, os dois estilos são inspiradores por serem muito distintos, cada um com as suas características. “O estilo barroco preza pelo excesso de tons, com muitos recursos. Já o minimalismo, chega com uma contenção de materiais. Sendo assim, nós temos um embate: o mínimo e o máximo!”, contou Marcelo.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

O minimalista – Compositor de música contemporânea, Philip Glass nasceu em janeiro de 1937, em Baltimore, EUA. Aos seis anos de idade começou a tocar violino e aos oito dedicou-se à flauta. Ao longo da sua formação musical recebeu influências de compositores diversos, até descobrir as técnicas da música indiana, ao transcrever os trabalhos do músico indiano Ravi Shankar para a notação ocidental.

Determinante para a sua evolução musical, o contato com a música indiana abriu-lhe as portas do minimalismo, do qual os trabalhos “String Quartet No.1” (1966) e “Two Pages” (1967), são exemplos.

Teatro-símbolo

Majestoso, imponente, patrimônio cultural e motivo de orgulho, o Teatro Amazonas vem ao longo dos seus quase 120 anos protagonizando o Amazonas mundialmente. Para comemorar, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, reuniu os maiores e melhores espetáculos que serão apresentados até 2017, das diversas vertentes da Cultura, nacional e internacional, para celebrar essa data, que se comemora no dia 31 de dezembro deste ano.

Artigo anteriorCandidatos presos pela PF sabiam tema da redação do Enem no CE e AP
Próximo artigo‘Racismo e preconceito na sociedade brasileira’ é o tema do Mês da Consciência no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui