Os benefícios de ter uma boa noite de sono

Saiba por que dormir bem pode ser o maior aliado da sua saúde física e mental/Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, constatou que adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir de oito a dez horas por noite; já os adultos entre 18 e 64 anos, de sete a nove horas, e os idosos maiores de 65 anos, de sete a oito horas.
Conseguir dormir tranquilamente pode ser um desafio, ainda mais em tempos como esses. A ansiedade desencadeada pelas notícias sobre a pandemia e pelo isolamento social, a falta de respostas de quando tudo voltará à normalidade e uma rotina desregulada podem interferir na hora de dormir.
Quem nunca teve problemas de insônia pode começar a ter, por isso, adotar alguns hábitos de “higiene do sono” durante a noite pode ajudar. O quarto deve ser um ambiente aconchegante e organizado, pois a bagunça pode trazer agitação. A iluminação também é importante: dê preferência a luzes mais fracas e evite assistir à televisão e ficar usando o celular ao deitar, já que uma grande quantidade de luz pode afetar o relaxamento.
Evite tomar café à noite e tenha uma alimentação leve e equilibrada nas horas que precedem o seu sono. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda, mas eles devem ser feitos preferencialmente durante o dia. O travesseiro e o colchão são de extrema importância para suportar o peso corporal e manter uma boa postura, por isso, não economize e invista em marcas de confiança e recomendadas por especialistas.
O débito de sono prejudica funções importantes do corpo, como memória, imunidade e concentração. Por outro lado, dormir bem, apesar de anseios e angústias, traz diversos benefícios para o corpo e ainda fortalece o sistema imunológico. Confira.
Redução do estresse
Durante o descanso noturno, cortisol e adrenalina têm sua produção reduzida, ajudando a manter o estresse baixo. Os altos níveis desses hormônios podem trazer problemas de saúde como hipertensão arterial, problemas no coração e até ataque cardíaco, uma vez que obrigam o coração a bombear mais sangue, sem o descanso necessário.
Estabiliza o humor
Problemas de sono podem provocar instabilidade, oscilações de humor e inquietação no dia seguinte. Em casos de problemas crônicos, transtornos de humor como depressão e ansiedade podem ser desencadeados.
Regula o apetite
Uma boa noite de descanso te ajuda a manter uma alimentação saudável, já que, com a insônia, a grelina, hormônio que estimula o apetite, tem sua produção regulada em maior proporção, levando a desejos por alimentos ricos em carboidratos e gorduras, enquanto a leptina, responsável pela sensação de saciedade, tem sua produção diminuída. Além disso, o estresse causado por distúrbios de sono reduz a sua capacidade de evitar alimentos não saudáveis.
Fortalece a memória
É durante o sono que o cérebro processa a memória, novas experiências e conhecimentos, solidificando o aprendizado. Noites mal dormidas prejudicam esse processo, pois as informações não se armazenam de forma adequada.
Aumenta a concentração
Não dormir bem diminui a cognição, afeta a tomada de decisões, atenção no trânsito e no trabalho, a capacidade de resolver problemas e aumenta a probabilidade de cometer erros.
Fortifica o sistema imunológico
As células de defesa têm melhor desempenho e maior capacidade de combater infecções com uma rotina de descanso em dia. Além disso, estudos recentes mostram que as vacinas têm maior eficácia quando as pessoas dormem bem depois de se vacinarem, pois facilita a ação de anticorpos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui