Os riscos de eleger o ‘Capitão amigo do governador de São Paulo’, para a Prefeitura de Manaus

Relação perigosa entre o Capitão Alberto Neto e o governador de SP, Tarcísio de Freitas - foto: destaque

Quais são os riscos de eleger o capitão Alberto Neto (PL) para a prefeitura de Manaus? – Inúmeros. Principalmente para os quase 137 mil empregos das indústrias que operam na capital do Amazonas


A eleição para a Prefeitura de Manaus em 2024 está sendo um dos momentos políticos mais acirrados e controversos das últimas décadas.

Entre os candidatos, o mais questionado é o Capitão Alberto Neto (PL), que desponta como uma figura controversa, suspeita em relação à confiabilidade de sua hipotética administração na capital amazonense.

Para entender os riscos desta candidatura da extrema direita, é necessário entender a ligação do Capitão com governos bolsonaristas de São Paulo, altamente desinteressados pelo desenvolvimento de Manaus e de toda a economia do Amazonas. Seja ela industrial, extrativista e de serviços.

Ligações perigosas

A ligação do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), levanta preocupações sobre possíveis impactos na Zona Franca de Manaus (ZFM) e na indústria do Estado.

Isso porque São Paulo e outros estados brasileiros têm interesses econômicos que, em alguns casos, podem entrar em conflito com os benefícios fiscais e industriais implantados pelos governos Dilma e Lula, Lula e Dilma no Polo Industrial de Manaus, nas últimas décadas e prorrogados até 2070.

Toda desgraça é pouca: essa é a surpresa que o Capitão prepara para os trabalhadores do Amazonas – foto: recorte

ZFM boa para os manauaras

A Zona Franca de Manaus é um modelo que oferece incentivos fiscais para atrair indústrias e fomentar o desenvolvimento econômico na região amazônica, além de gerar inúmeros empregos e renda para os amazonenses.

Esses incentivos são fundamentais para manter a competitividade de empresas do setor eletroeletrônico e de motocicletas.

Já estados como São Paulo, que também possuem um grande parque industrial, podem ver na ZFM um concorrente que atrai empresas por conta desses benefícios e isso não agrada o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declaradamente amigo e apoiador de campanha do Capitão Alberto Neto.

Parceria com governador de São Paulo, deixa o Polo Industrial de Manaus em suspense – foto: recorte/vídeo

Benefícios para as indústrias paulistas

Se o deputado Capitão Alberto Neto, que deveria representar o Amazonas, manter a aliança política ou a relação de proximidade com o governador de São Paulo, isso, certamente, vai virar um grande problema para as indústrias do Polo Industrial de Manaus.

A razão é que ele poderia ‘ser forçado a apoiar políticas que beneficiem o estado paulista’, em detrimento da manutenção de incentivos e políticas de apoio à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Contudo, o impacto negativo dessa relação de ‘amizade e apoio político’ vai depender unicamente de como os eleitores conduzirão o seu voto neste dia 27 de outubro de 2024.

Se vão decidir pela proposta política de enfraquecimento dos incentivos da Zona Franca de Manaus, ou se vão votar naquele que está promovendo mudanças estrutural e que vem beneficiando mais a indústria e os empregos da região.

Enfim!… uma séria decisão nas mãos dos eleitores da capital amazonense.

E ainda tema a turma amiga do Capitão, contra o povo do Amazonas. Veja o vídeo:

Da Redação

Artigo anteriorEficaz e Ipen consolidam vitória de David Almeida neste domingo (27), para a prefeitura de Manaus
Próximo artigo“Marretada do 70”: Caminhada de David Almeida ganha o apoio da zona Leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui