
Diversos setores da sociedade civil e organizações, governamentais ou não, sairão em ato na manhã desse domingo (4) contra o projeto do Estatuto da Família, aprovado por comissão especial na Câmara dos Deputados no dia 24 de setembro. O evento será a “Caminhada em defesa de todas as famílias” e sairá da Escadinha da Estação das Docas, às 9h.A manifestação é mobilizada por diversos centros acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de universidades particulares, além de conselhos e grupos pelos direitos LGBT, direitos das mulheres e outras instituições em defesa dos direitos humanos.
De acordo com o manifesto publicado nas redes sociais, a aprovação do Estatuto da Família representaria “um dos maiores retrocessos sociais já ocorridos no Brasil nas últimas décadas”.
Além de permitir a intervenção do Estado na vida privada, segundo o manifesto, o Estatuto da Família também pode retirar direitos de diversas famílias que não se enquadrem no conceito de família tradicional, como a não inclusão em planos de saúde familiar, impedimento a visitas hospitalares restritas a familiares, cadastramento em programas sociais, dentre outros.
PETIÇÃO PÚBLICA
Uma petição online – veiculada por meio do site Avaaz – também faz movimento contra a aprovação do Estatuto da Família. O abaixo-assinado tenta reunir cinco mil assinaturas. Na sexta-feira (02), o documento já estava com quase 3.200 adesões.
(DOL)