PA: Estudante da UFPA cria jogo sobre cuidados com doença de Chagas

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema Android 4.5./Foto: divulgação
O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema Android 4.5./Foto: divulgação
O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema Android 4.5./Foto: divulgação

Um estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) criou um jogo eletrônico para celulares sobre os cuidados com a doença de Chagas. O Chagame visa despertar a curiosidade e motivar o aprendizado de crianças e pré-adolescentes sobre a forma de prevenção e combate à doença e o seu vetor, o inseto barbeiro.


Produzido por Jefison Lopes, estudante de medicina da UFPA, o Chagame surgiu por meio do projeto de extensão ‘Ações Integradas para a Prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos’, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.

O game remete o jogador ao clássico do mundo dos games, o Mário World, da Nitendo. Assim como o jogo do encanador, o usuário do Chagame deve desviar de obstáculos e tentar pegar itens que acumulem pontos para avançar de fase, além de ser ambientado nos cenários regionais, como o mercado do Ver o Peso e a Estação das Docas. O objetivo é proporcionar uma aproximação cultural com os jogadores locais
Apesar de ter sido desenvolvido para o público jovem, os indicativos prévios revelaram que o Chagame tem alcançado um público adulto bastante representativo.

“O jogo parece ter agradado outras faixas etárias que não eram o alvo, porém deixa equipe muito feliz, pois são mais pessoas que podem ser despertadas sobre a prevenção da doença de Chagas e podem nos dar seu feedback sobre o jogo”, afirmou o idealizador do jogo Jefison Lopes.

Atualmente, o aplicativo está disponível para aparelhos que possuam sistema operacional Android a partir das versões 4.5. “Esperamos, em breve, disponibilizar o Chagame para computadores e aparelhos com sistema operacional IOS. Por enquanto ele está disponível na Google Play, onde os usuários além de baixar o jogo, podem também deixar uma avaliação sobre o aplicativo”, declarou.

(UHN)

Artigo anteriorA Justiça do Trabalho pode parar(Por Sandro Nahmias Melo)
Próximo artigoQuem faltar sessão em agosto terá desconto no salário, afirma Maia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui