‘PAC em Movimento’ leva emissão de documentação básica a Barcelos

Foto: Arthur Castro/Sejusc

A expectativa de servidores da Sejusc é que 750 atendimentos sejam realizados no município, em três dias de atividades


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estará com o projeto “PAC em Movimento”, de quarta-feira (11/03) a sexta-feira (13/03), no município de Barcelos (a 401 quilômetros de Manaus em linha reta). A população terá acesso aos seguintes serviços: emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG) e de 2ª via da Certidão de Nascimento.

Os trabalhos serão desensolvidos a partir das 8h, na Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, no bairro São Francisco. Serão disponibilizadas, por dia, 100 senhas para emissão de 1ª via de RG; 100 para 2ª via; e 50 para 2ª via de certidões. Onze servidores da Sejusc participarão da ação em Barcelos. A expectativa é de 750 atendimentos no município.

Foto: Arthur Castro/Sejusc

Desde a estreia do “PAC em Movimento”, em fevereiro de 2019, será a primeira vez que ele passará por Barcelos. O projeto passou por Manaus e por vários municípios, como Autazes, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara e Santo Antônio do Içá em mais de 100 ações itinerantes, atendendo mais de 53 mil pessoas.

De acordo com a secretária titular da Sejusc, Caroline Braz, o projeto é uma determinação do governador Wilson Lima em aproximar as secretarias estaduais das comunidades. “O ‘PAC em Movimento’ já é conhecido na capital pelas ações nos bairros. Estamos ampliando essa oferta para o interior, alcançando as áreas mais afastadas, pois sabemos da importância da documentação a quem vive nesses lugares”, destacou.

Foto: Arthur Castro/Sejusc

“Sabemos como é difícil o acesso da população interiorana aos documentos básicos, devido à distância. E a locomoção por meio dos rios também acaba tornando essa logística complexa. Temos muitas comunidades envolta das sedes, mas a distância é enorme. Por exemplo, em São Gabriel da Cachoeira (município a 851 quilômetros de Manaus), existem comunidades que para se chegar são necessários dez dias de viagem com motor rabeta”, acrescentou.

Documentos necessários 

Para solicitar a primeira via da identidade, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento originais, três fotos 3×4 e comprovante de endereço. Já para a segunda via, é necessário levar duas fotos 3×4, certidão de casamento ou nascimento originais e um comprovante de endereço.

Se o solicitante for menor de 18 anos, deve ir acompanhado dos pais, avós ou responsáveis legais. Para a emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, deve-se apresentar uma cópia do documento ou da Carteira de Identidade (original).

Artigo anteriorPrograma “Escola Ativa” vai capacitar mais de mil professores no Amazonas
Próximo artigoBrasil tem 930 casos suspeitos de novo coronavírus e 25 confirmados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui