PAC’s oferecem atendimento oftalmógico inteiramente grátis

Consultas oftalmológicas grátis nos PAc's/Foto: Divulgação

Consultas oftalmológicas grátis nos PAc's/Foto: Divulgação


Óculos fornecidos, gratuitamente/Foto: Divulgação

Quem se dirige ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), geralmente, busca serviços como emissão de documentos ou outros, de utilidade pública.

Mas, o que poucos sabem, é que três dos seis postos localizados, em Manaus, oferecem o benefício das “Salas de Atendimento Oftalmológico”: os PACs São José, na avenida Cosme Ferreira, Uai Shopping, São José I, na zona leste, Cidade Nova, na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova I, zona norte, e Compensa, na avenida Brasil, Compensa I, na zona oeste).

O projeto é desenvolvido pela Ouvidoria Geral do Estado, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) e da Assistência Social e Cidadania (Seas). Nas clínicas, é possível fazer consultas, exames, receber os óculos inteiramente grátis, além dos encaminhamentos para os procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o ouvidor geral do Estado, deputado Wanderley Dallas, o projeto representa a preocupação que o governador Omar Aziz tem com a saúde do amazonense. “A iniciativa de integrar a oftalmologia aos demais atendimentos prestados pelo PAC mostra a preocupação do governador com a saúde da população. É um olhar especial para aquela pessoa que não pode custear uma consulta”, disse.

Diariamente, são atendidas entre 20 e 30 pessoas. Para ter acesso ao benefício é preciso passar pelo agendamento, dividido em categorias de acordo com o Pronto Atendimento. Dallas ressalta que as datas dos agendamentos obedecem ao cronograma repassado pela Susam. “Tudo é feito conforme a orientação da Secretaria de Saúde”, informa.

Locais, datas e documentos para agendamento – No PAC São José, os agendamentos acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. Para estudante até 18 anos, os documentos exigidos são: comprovante de matrícula (declaração), RG ou certidão de nascimento. Para os casos prioritários e para o público adulto, os documentos necessários são: RG e CPF.

No posto da Cidade Nova, as inscrições podem ser feitas mensalmente na última e na primeira semana. Estudantes, prioridades e o público geral devem apresentar os mesmos documentos citados acima com o acréscimo do comprovante de residência.

Já no PAC Compensa, os cadastros podem ser feitos sempre na primeira semana do mês. É necessário apresentar: RG, CPF e comprovante de escolaridade (estudantes); e RG, CPF e o número de telefone (público geral).


Artigo anteriorTribunal do Júri Popular julga 187 processos neste semestre
Próximo artigoÉ preciso mais rigor na fiscalização de transporte de cargas, diz Mitoso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui