Pacientes em UTI que não se vacinaram ou estão com vacinação incompleta chega a 84,6%

Foto: Rodrigo Santos

Entre os 45 pacientes internados com Covid-19 em hospitais de Manaus, até a terça-feira (19/10), 62,2% não tomaram nenhuma dose de vacina. Dos 26 que estavam em leito de UTI, 84,6% não tomaram nenhuma dose ou estão com o esquema vacinal incompleto.


Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. Em suas redes sociais, o médico tem sido um dos maiores propagadores da vacinação no estado com alertas constantes sobre a importância da imunização para reduzir internações e óbitos.

“Temos 26 pacientes internados com Covid-19 em UTI. Dezenove destes pacientes nunca tomaram vacina. Três pacientes tinham tomado somente uma dose do imunizante. Isso equivale a 84,6% dos internados. Contra os números não existem argumentos. Vacinem-se. Completem sua segunda dose”, orientou o secretário na publicação.

Dos 26 pacientes em UTI, 19 (73,1%) não tomaram nenhuma dose dos imunizantes disponíveis, 3 tomaram apenas uma dose, e apenas 4 estão com o esquema vacinal completo.

Em relação aos leitos clínicos, do total de 19 pacientes internados, 9 não tomaram nenhuma dose, 5 estão com apenas uma dose e outros 5 completaram o esquema vacinal, com a dose única ou as duas doses.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o Amazonas avança na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mas é essencial o esquema completo da imunização.

“A vacina é a nossa principal ferramenta para conter a pandemia, mas ela é mais efetiva com ciclo completo, por isso fazemos um chamamento para aqueles que estão com suas doses atrasadas no Amazonas”, alertou.

Rede de assistência – Conforme o último Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nos hospitais de Manaus, há 45 pacientes, sendo 19 em leitos clínicos (2 na rede privada e 17 na rede pública), 26 em UTI (2 na rede privada e 24 na rede pública).

Há ainda outros 9 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 3 estão em leitos clínicos na rede privada, 5 estão em UTI (2 na rede privada e 3 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

No boletim consta, também, que nos 61 municípios do interior do estado há apenas 6 pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos.

Artigo anteriorPrefeito David Bemerguy vai alugar automóveis para demandas operacionais
Próximo artigoSeap realiza minicurso “Humanização do Tratamento Penal” em unidades prisionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui