Pais de alunos da educação especial recebem orientações para o período de férias

Pais de alunos especiais especiais recebem orientação/Foto:
Pais de alunos especiais especiais recebem orientação/Foto:

Pais de alunos da educação especial, inclusos no ensino regular ou matriculados no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, receberam orientações sobre como agir no próximo período de férias escolares, com o objetivo de dar continuidade à rotina de convívio dos filhos com outras pessoas durante os dias que ficarem longe da escola. O período de férias será entre dezembro deste ano e fevereiro do ano que vem.

As orientações foram repassadas durante reunião realizada na sede da secretaria, no Parque Dez, zona Centro-Sul, na tarde desta sexta-feira, 28. Os pais, juntos com os filhos, acompanharam a palestra “A importância da família no processo de educação escolar”.


“Os pais precisam dar encaminhamento as atividades que eles fazem rotineiramente. Precisam levá-los ao médico, por exemplo. Os alunos especiais não podem deixar de participar de atividades sociais também. A continuidade desses eventos durante as férias garante qualidade de vida a eles”, disse a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Érika Simões.

Receber os amigos em casa para assistir TV, jogar, esconder algo em casa para ter que encontrar, além de colar e colorir figuras foram algumas das atividades sugeridas para fazer em casa na companhia de outras crianças. “Nossos filhos precisam conviver com outras crianças ou adolescentes. É importante essa convivência e sem ela os pais prejudicam os filhos. É pela convivência que eles aprendem a compartilhar, dividir e conhecer novas referências”, explicou Erika.

Passeios por locais públicos como o Teatro Amazonas e o Parque do Mindu foram exemplos de atividades interessantes para o período citadas durante a palestra.

Os pais e responsáveis presentes receberam um cartão com outras atividades que os filhos podem fazer para auxiliar em casa. Adequadas à idade, elas vão desde guardar os brinquedos a preparar pequenas refeições.

A dona de casa Ana Alves, 30, disse que levará o filho, Arlisson Gabriel, aluno da Escola Municipal Benjamim Mathias Fernandes, para o interior, para a casa de parentes. “Compreendo que é muito importante levar os filhos para o convívio com outras pessoas. Muitos pais não sabem disso”.

Artigo anteriorDilma responde críticas e diz ao PT que ajuste permite governabilidade
Próximo artigoDia do olho roxo (Por Pedro Cardoso da Costa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui