Palmeiras cai no ‘grupo da morte’ no Paulistão-2016

Palmeiras e Ponte, brigam no mesmo grupo/Foto: Divulgação

A Federação Paulista (FPF) e os clubes participantes do Estadual definiram hoje, quinta-feira, o chaveamento dos quatro grupos da 1ª fase. Palmeiras, Ponte Preta e o campeão estadual de 2014, o Ituano, estão na mesma chave (grupo B).
O São Bernardo e Novorizontino completam a chave B. Os quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) foram cabeças de chave.


A única indefinição fica por conta da presença do Água Santa. O clube de Diadema tem até 23h59 de hoje, para comprovar a capacidade de 10 mil pessoas de seu estádio com um laudo. Caso não aconteça, o Mirassol fica com a vaga.

São cinco times por grupo. Dois avançam para a etapa seguinte. Ao todo, serão 15 rodadas na etapa classificatória. Equipes da mesma chave não se enfrentam nesta fase.

Será conhecida nesta quinta-feira à tarde o regulamento do torneio. O critério de rebaixamento é o tema que gera maior análise dos 20 times presentes.

Os clubes grandes pressionam para que sejam seis rebaixados e apenas dois promovidos à elite. O Estadual de 2017, portanto, seria composto por 16 equipes.

A redução de participantes é uma reivindicação dos grandes de São Paulo, que pedem intervalo maior de jogos. Serão debatidas nesta quinta, na sede da FPF, três propostas para o torneio de 2016: subir quatro clubes e cair quatro clubes; subir dois e cair quatro; e cair seis e subir dois clubes.

Em edições anteriores, quatro times caíam, substituídos por quatro times vindos da A-2.

O torneio começa em 31 de janeiro e definirá seu campeão em 8 de maio.

28 jogadores por time

A organização do torneio manteve o limite de 28 atletas inscritos por clube. Na edição deste ano, a restrição foi bastante contestada pelos treinadores dos grandes durante toda a competição.

Tite, por exemplo, reclamou que a limitação impedia equipes de promoverem jovens valores, ferindo uma tradição de novos talentos apresentados em Campeonatos Paulistas.

Com a manutenção do limite de 28 atletas por time, a Federação inibe a utilização de “mistões” (times recheados de reservas), prática comum entre clubes grandes em fase classificatória. Só serão permitidas trocas nas inscrições com comprovações médicas.

CONFIRA OS GRUPOS

Grupo A

Santos

Botafogo-SP

São Bento

Linense

Oeste

Grupo B

Palmeiras

Ponte Preta

Ituano

São Bernardo

Novorizontino

Grupo C

São Paulo

XV de Piracicaba

Audax-SP

Capivariano

Ferroviária

Grupo D

Corinthians

Red Bull Brasil

Mogi Mirim

Rio Claro

Acesso 4 (O Água Santa se classificou, mas pode ficar fora caso confirmada a impossibilidade de receber jogos em seu estádio. Se for desclassificado, a vaga será do Mirassol)

Artigo anteriorAviões do Forró se dizem ‘horrorizados’ com assassinato de dançarina
Próximo artigoGrandes heróis são destaques na mostra de Cinema Venezuelano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui