
O papa Francisco fez um apelo à paz no mundo nesta quarta-feira (25), pedindo para “superar as divisões” e “calar as armas”, em meio a conflitos e crises humanitárias, especialmente em Gaza, Ucrânia e Sudão. Durante a tradicional mensagem de Natal “urbi et orbi”, ele destacou os principais focos de tensão no planeta.
Francisco pediu o fim dos combates na Ucrânia e a abertura para negociações, poucas horas após a Rússia atacar o sistema de energia ucraniano. Ele também criticou a grave situação humanitária em Gaza, pedindo um cessar-fogo, a libertação de reféns e ajuda para a população. Na missa de Natal, o pontífice lamentou as mortes de crianças e os bombardeios sobre escolas e hospitais.
O papa fez um apelo também para facilitar a ajuda humanitária no Sudão, devastado por 20 meses de guerra, e citou outros países, como Haiti, Venezuela, Colômbia e Nicarágua, pedindo soluções para promover a harmonia social. Ele também renovou o pedido para o cancelamento da dívida dos países mais pobres durante o Jubileu de 2025.
Fonte: o dia