


Dos cinco paratletas amazonenses que participaram da etapa regional Rio-Sul, do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação, nos dias 23 a 25 de maio, no Rio de Janeiro, três conquistaram medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze, todos do halterofilistas, integram o quadro de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).
Disputando na categoria até 107 kg, José Ricardo ficou com a medalha de prata ao levantar 190 kg, cinco a menos que o campeão, Joseano Felipe (Cadef/RN). “O nível técnico foi muito bom e dava para ter lutado mais pela primeira colocação, mas mesmo assim me classifiquei para a próxima etapa”, ressaltou o paratleta ao acrescentar que 10 atletas de cada categoria se classificaram para a etapa que será no mês de setembro em São Paulo (SP). A outra medalha de prata foi conquistada por Valmir Silvestre, na categoria até 88 kg.
A medalha de bronze foi conquistada por José Maria, na categoria até 65 kg. O paratleta lamenta o resultado (135 kg), pois acredita que podia ter conquistado a medalha de ouro, mas uma lesão na coluna afetou o seu rendimento. “Em 14 anos praticando o halterofilismo, é a primeira vez que conquisto uma medalha de bronze. Tenho só duas de prata e o restante é de ouro. Eu esperava um resultado melhor, mas as dores atrapalharam”, explicou.
Índice técnico
O paratleta Alex Taveira ficou em quarto lugar na categoria até 59 kg, mas garantiu o índice técnico para disputar a próxima etapa, em São Paulo, no mês de setembro.
Sobre o evento
O halterofilismo no Circuito Caixa Loterias, é composto por quatro etapas. As três primeiras classificam para a fase decisiva, que ocorrerá em Fortaleza (CE) no mês de novembro, onde os três melhores resultados serão beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Governo Federal.