Parceria da ADS com comunidades prevê aumento da produção de abacaxis, em Manaus

Convênio garante aumento da produção de abacaxis/Foto: Arquivo
Convênio garante aumento da produção de abacaxis/Foto: Arquivo
                       Convênio garante aumento da produção de abacaxis/Foto: Arquivo

Visando aumentar, em 233% a produção de abacaxi voltada ao atendimento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), da Secretaria de Produção Rural (Sepror), acaba de fechar parceria com a Comunidade de São Francisco do Caramuri, na zona rural de Manaus, de acordo com o presidente do Órgão Lissandro Breval.
A medida atende as diretrizes de gestão do governador do Estado.  “Acreditamos que essa parceria permitirá que a cooperativa aumente sua produção de 300 mil para 1 milhão de pés de abacaxis. Especificamente, neste local, estamos na fase inicial das obras nas vicinais, mas estamos tentando acelerar os serviços para que possamos melhorar o escoamento de abacaxis ainda neste semestre”, disse o presidente da ADS, durante visita à comunidade que leva o mesmo nome da cooperativa.


No primeiro semestre deste ano, segundo Breval, foram entregues 20 mil quilos da fruta nas escolas, 10% da meta estabelecida pelo Preme que é de 200 mil. “Estamos aumentando a interação com os produtores, nas agroindústrias, redes de supermercados e feiras livres para expandir o produto. Paralelo a isso, trabalhamos na abertura de novos canais de escoamento”, observou Breval.

Ele lembrou que em virtude das dificuldades nos ramais que ligam à zona rural à capital, as associações produziam em menor quantidade para não ter muito prejuízo com a distribuição e entrega dos seus produtos ao consumidor final. “Conseguimos mostrar aos produtores os benefícios que iriam conseguir com as obras das vicinais em andamento e firmamos o compromisso de absorver parte da produção para atender  o Programa de Regionalização da Merenda Escolar”, disse.

No cardápio

O abacaxi está na lista dos 50 produtos que são distribuídos na merenda escolar das escolas públicas de 45 municípios do Amazonas. Rico em vitamina A, a fruta ajuda na digestão, protege contra doenças e fortalece os ossos. “Hoje, essa fruta é comprada a R$ 5 para duas unidades nas feiras e muitas famílias não têm condições de levá-la para o cardápio de casa. E com o aumento da fruta na merenda escolar, a criança terá mais acesso na escola”, observou Lissandro Breval.

Desde 2015, o Governo do Amazonas está investindo na recuperação e construção das vicinais para ajudar no escoamento da produção e no desenvolvimento do setor primário do Estado.  Para o produtor da Associação de São Francisco de Caramuri, Daniel da Silva, o avanço nas obras é um incentivo a mais para que os agricultores continuem a produção em ritmo acelerado.

Artigo anteriorPais de alunos enfrentam preços até 200% mais caros no material escolar
Próximo artigo3º simulado de proteção mostra técnicas de segurança às delegações, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui