Parceria entre Semacc e ONG AVSI Brasil vai capacitar agricultores rurais

Foto: Divulgação / Semacc

Visando cada vez mais o incentivo à olericultura, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), inicia a parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), Organização Não Governamental (ONG), que trabalha com projetos de ação voluntária, e vai implementar o “Projeto Manaus Enchente”, que visa a distribuição de mudas de oleícolas e frutíferas, prestando assistência técnica e capacitando agricultores rurais que tiveram suas produções prejudicadas durante a enchente do ano passado.


A ação realizada com os agricultores também conta com o apoio técnico da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174, quilômetro 24. Já a Semacc participará da parceria por meio da identificação e mobilização dos beneficiários, com as doação de insumos como adubo e sementes que serão distribuídas para a manutenção do cultivo, com o objetivo de repor as perdas do plantio ocasionado pela enchente e aumentar a renda familiar dos pequenos produtores rurais.

Foto: Divulgação / Semacc

As primeiras ações foram iniciadas na segunda-feira, 23/1, e vão se estender por toda a semana, na comunidade União e Progresso, localizada no Polo 7 da zona rural de Manaus, região do Baixo Amazonas, e vai beneficiar cerca de 30 produtores. O projeto prevê atender mais duas comunidades, totalizando cerca de cem beneficiários.

“Temos previsto para a semana que vem a formação técnica em mais duas comunidades do Polo 7, Bom Sucesso e Jatuarana. Junto com a formação serão distribuídas as mudas de ciclo curto como pepino, couve e coentro”, ressaltou a coordenadora do projeto, Cristina Luttner.

Foto: Divulgação / Semacc

De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA), da Semacc, Meyb Seixas, o objetivo principal dessa parceria na gestão do prefeito David Almeida é prestar assistência e incentivar a volta do plantio das hortaliças e frutas nas comunidades afetadas com as enchentes do ano passado.

“Toda a parceria é muito bem-vinda, nosso intuito é sempre incentivar os agricultores, ajudamos a AVSI a identificar as áreas e os agricultores que tiveram seus plantios prejudicados. Desde o ano passado estamos dialogando e visitando essas comunidades. O curso irá orientar e ensinar, de forma prática, as técnicas dentro das suas especificidades”, concluiu Meyb.

Artigo anteriorCetam projeta abertura de 175 mil vagas para cursos em 2023
Próximo artigoMichelle Bolsonaro pagou hospedagens para servidores com cartão corporativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui