Parceria vai aprimorar formação acadêmica de futuros médicos

Parceria Semsa e UFAM, receberá acadêmicos/Foto: Arquivo
Parceria Semsa e UFAM, receberá acadêmicos/Foto: Arquivo
Parceria Semsa e UFAM, receberá acadêmicos/Foto: Arquivo

A ampliaram da cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam),
vai proporcionar aos estudantes de medicina, uma experiência mais próxima da realidade da atuação profissional, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A parceria, também, se firma como uma preparação dos alunos para o estágio de Internato Rural, a ser desenvolvido nos municípios do interior do Estado do Amazonas, em que o contato com os usuários permite a observação do atendimento humanizado oferecido nas unidades.


O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que a parceria foi estabelecida para atender uma demanda da Coordenação do Internato do Curso de Medicina da Ufam. As ações começaram no segundo semestre do ano passado, para a inserção de 46 alunos do módulo de Medicina Preventiva e Social/Internato Rural nas UBSs da rede municipal.

“Esse é um momento de preparação dos alunos de medicina para o estágio a ser desenvolvido nos municípios do interior do Estado. Além disso, é uma forma da Semsa contribuir para a formação de profissionais de forma adequada às necessidades sociais e sanitárias da população de Manaus”, destacou Homero de Miranda Leão.

A primeira turma formada por 46 estudantes foi inserida durante 45 dias na rotina diária de atendimento das Unidades Básicas de Saúde da Família. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Gestão da Educação na Saúde (Gesau), que promoveu a integração entre os estudantes e profissionais das UBSs.

Nas Unidades de Saúde, os estudantes de medicina tiveram a oportunidade de manter o contato direto com as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde, acompanhando médicos e enfermeiros nas visitas domiciliares, conhecendo as diretrizes da Estratégia Saúde da Família e os serviços disponibilizados para a população. “Muitos desses alunos, depois de formados, poderão atuar na rede municipal de saúde e é importante que a Semsa exerça o seu papel na formação de um profissional médico que possa atender às reais demandas na área da saúde, compreendendo a importância da Atenção Primária, que tem a capacidade de resolver até 80% dos problemas de saúde da população”, destacou a gerente de Gestão da Educação na Saúde da Semsa, Ademarina Cardoso.

A gerente explica ainda que a cooperação técnica entre a Semsa e a Ufam estabelece um regime de colaboração para a realização de atividades práticas e estágio curricular dos cursos de graduação e pós-graduação.

A Semsa vai dar continuidade à parceria com a Ufam com duas novas turmas de alunos, que serão inseridos nas UBSs a partir dos dias 26 de janeiro e 09 de março.

Artigo anteriorEUA e Cuba iniciam encontro histórico para selar reconciliação
Próximo artigoMutirão no AM promove regularização ambiental e fundiária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui