


A embaixadora do México, Beatriz Paredes, visitou, ontem (04), o governador do Amazonas, José Melo (PROS), na sede do governo, acompanhada de uma comitiva composta de representantes ministeriais. Ela explicou que seu país tem interesse em estreitar as relações empresariais, comerciais e ampliar o intercâmbio entre universidades de pelo menos quatro cidades mexicanas, Tabasco, Monterrey, Chiapas e Veracruz.
Beatriz Paredes ressaltou, também, o interesse de seu país, em implementar projetos de desenvolvimento econômico e uma política fiscal nos moldes do que acontece no Amazonas. Segundo ela, o setor hoteleiro e operadores de pacotes e passagens aéreas estariam entre os interessados em participar de visitas técnicas para conhecer melhor o mercado.
“Temos muito interesse na forma como é promovido o desenvolvimento do Amazonas, por isso pensamos em uma agenda de trabalho para que investidores mexicanos conheçam Manaus e as experiências da Zona Franca e vice-versa”, explicou.
Após a reunião com o governador, ficou acertado que uma delegação de investidores e empresários mexicanos deverá visitar Manaus ainda em meados do segundo semestre deste ano. “O México tem uma realidade social muito parecida com a nossa. A conquista da prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus desperta um maior interesse dos outros países, como é o caso dos mexicanos. Ao olhar um horizonte de cinquenta anos, os investidores internacionais avaliam valer a pena investir aqui, porque tem muito tempo para maturar o capital e gerar lucro”, considerou José Melo.