Parlamentar apresenta o ranking das 10 empresas mais reclamadas em Manaus

Vereador Wallace Oliveira (Pode) - Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O vereador Wallace Oliveira (Pode) apresentou o ranking das dez empresas mais reclamadas pelos consumidores na cidade de Manaus em 2019, citando especialmente as empresas concessionárias de serviço público de energia elétrica e águas, durante seu pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (4/3).


Esse ranking foi determinado pelas reclamações, que são processos administrativos, feitas na Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), da Prefeitura de Manaus.

Somente no ano de 2019, foram realizadas 2.139 audiências no Procon Manaus. A lista da empresas reclamadas tem em primeiro lugar a Amazonas Energia, com 45% das reclamações (382); em segundo, a empresa Águas de Manaus com 24% (200); terceiro, a empresa de telefonia e serviços de internet NET/Claro com 6% (51); quarto, com 5% (40) a empresa OI/Telemar; quinto, a empresa Bemol com 5% (39); sexto, a empresa Vivo com 4% (36); sétimo a Instituição de Ensino Uninorte com 3% (25); em oitavo, a Motorola com 3% (25); nono, a multinacional Carrefour com 3% (21) e em décimo lugar ficou o Banco Bradesco com 3% (21).

Foto: Reprodução

A divulgação do ranking é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor, no artigo 44, e do Decreto Federal 2.181/97, que regulamenta CDC e dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), onde determina que os cadastros de reclamações fundamentadas contra empresas constituam instrumento essencial de defesa e orientação aos consumidores.

O parlamentar comentou a posição da Câmara Municipal de Manaus em relação a situação dessas empresas concessionárias de serviços públicos. “Esta Casa não se omitiu de alertar e chamar para audiências públicas com a empresa Amazonas Energia, e as reuniões na Comissão de Águas com a empresa Águas de Manaus, porém vemos essas empresas nesse ranking”.

Fonte: CMM

Artigo anteriorDetran-AM divulga edital de seleção para formação de Instrutor de Trânsito
Próximo artigoFlávio Bolsonaro tenta paralisar mais uma vez apuração de ‘rachadinha’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui