Parte do IR é para atender crianças em tratamento do câncer da APACN

Foto: Divulgação

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) é uma instituição sem fins lucrativos, conhecida nacionalmente por ser a primeira Casa de Apoio do país criada para atender crianças carentes com câncer e pela excelência do trabalho que desenvolve aos pacientes e seus acompanhantes ao longo de quase 35 anos de fundação.

De acordo com dados do Serviço Social da APACN, em 2017 foram registrados 2.489 hóspedes na Casa de Apoio, sendo crianças, acompanhantes (pais, mães ou responsáveis) e doadores de medula óssea.

Para manter esta estrutura, a APACN conta com a ajuda da sociedade, com recursos provenientes de projetos, realização de eventos e campanhas, doações, realização de bazares e outras alternativas para arrecadações.

De acordo com a voluntária e presidente da APACN, Mariza Del Claro entre essas ações de arrecadação de fundos, as doações que vêm do valor devido ao fisco, relativo ao imposto de renda, são as mais significativas por beneficiarem diretamente as crianças. “Ao destinarem parte do imposto de renda para a APACN, os doadores direcionam para projetos importantes de uma instituição séria”, afirma.

As doações recebidas pela comunidade, bem como, os investimentos realizados pela APACN na melhoria da infraestrutura, no suprimento de todas as necessidades dos pacientes e acompanhantes e na execução de projetos, são auditadas por uma empresa especializada (KPMG), que garante a lisura na utilização e aplicação dos recursos.

As pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido (ano base 2017), até o dia 30 de abril de 2018, por meio da Lei do Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

As pessoas jurídicas poderão destinar até 1% do imposto de renda devido (ano base 2017), também através da Lei do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Foto: Divulgação

Projeto da APACN:‘Esperança Solidária I’,devidamente aprovado pelo COMTIBA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os recursos arrecadados com este projeto serão direcionadospara o custeio da folha de pagamento dos funcionários que trabalham diretamente com os pacientes e seus acompanhantes, como por exemplo: assistente social, psicóloga, nutricionista, cozinheiras e motoristas e para custeio das despesas fixas comoágua, luz e gás.

Passo a passo para destinações:

Pessoa Física:

1º Passo

Baixar o Programa Gerador de Imposto de Renda. Preencher a declaração, após concluída , seguir no MENU.

2º Passo

No RESUMO DA DECLARAÇÃO, escolher a opção DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA.

3º Passo

Nessa opção, clicar em “NOVO” e escolher no tipo de Fundo a opção Municipal/DISTRITAL e digitar o valor a ser doado.

4º Passo

Para emissão do DARF, na opção IMPRIMIR, escolher “DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE DA DECLARAÇÃO – ECA”, e recolher no Banco até 30/04/2018.

Importante: Para que um projeto de sua escolha seja beneficiado pelas doações diretas na declaração, será necessário enviar nos e-mails: [email protected] e [email protected], o seguinte:

Comprovante de pagamento do DARF;

Dados pessoais: nome completo, CPF, endereço, telefone;

A frase “Doação direcionada a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia”.

Obs.: o envio deste e-mail é fundamental para queoseu recurso seja repassado do Fundo para a APACN.
Pessoa Jurídica:

1º Fazer a declaração (ano base 2017) com o formulário completo. Empresa tributada pelo lucro real que esteja recolhendo imposto, ajude a APACN com 1% do IR devido por meio da Lei do Fundo para Infância e Adolescência (FIA);

2º Entrar no site criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br. Em seguida, é só clicar no link: “Clique aqui para doar”

3º No campo Receptor, escolha “Entidades/Relação dos projetos aprovados”. No campo Entidade, escolha “Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia”. No campo Projeto, escolha a opção que preferir. Conclua o preenchimento dos campos solicitados.

4º Gere a guia de pagamento. Efetue o pagamento da guia até 12 de julho de 2018(prazo de vigência do projeto),e declare a doação no ano seguinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui