Patrocinadores do FIFA Fan Fest garantem apoio aos ambulantes em eventos da Copa

Ponta Negra Negra recebe últimos retoques pra o Fan Fest/Foto: Altemar Alcântara
Ponta Negra Negra recebe últimos retoques pra o Fan Fest/Foto: Altemar Alcântara
Ponta Negra Negra recebe últimos retoques pra o Fan Fest/Foto: Altemar Alcântara

Cerca de 140 ambulantes credenciados atuarão em Manaus durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, todos recebendo o apoio dos patrocinadores do evento e atuarão na venda de bebidas na FIFA Fan Fest™, que será realizada no Complexo Turístico da Ponta Negra, e no Public Viewing (evento de transmissão pública) da Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, na zona Leste.


O acordo foi firmado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), em parceria com a FIFA, patrocinadores oficiais do Mundial e Sindicato do Comércio dos Vendedores Ambulantes de Manaus (Sincovam). Para cada produto vendido na FIFA Fan Fest™, os ambulantes receberão R$ 0,50. No entanto, na zona Leste o lucro será de 100%. Os ambulantes receberão ainda uniformes, apoio na logística e alimentação.

Segundo o gerente de projetos da Manauscult, Aristóteles Almeida Neto, o acordo também contempla o comércio local. “Fizemos alguns ajustes e acordos em relação à atuação dos ambulantes nas áreas oficiais de eventos e a FIFA entendeu a necessidade. Queremos que todos tenham oportunidade de renda e que os comerciantes locais participem efetivamente do Mundial”, declarou Aristóteles.

Segundo o vice-presidente da Sincovam, Raimundo Sena, cerca de 80 ambulantes atuarão na Fan Fest e outros 60 na zona Leste. “A participação dos vendedores ambulantes nas Sedes da Copa faz parte de uma discussão desde 2009, quando foi criada uma comissão nacional do segmento para que todos pudessem participar do Mundial vendendo seus produtos e gerando renda na economia local”, disse.

Sena informou ainda que, para democratizar os negócios, o sindicato fez um termo de cooperação entre os ambulantes, rateando o lucro e dividindo igualmente entre todos os vendedores.

Fiscalização

A Sempab vai atuar durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ na fiscalização e orientação do comércio de rua, ou seja, o comércio informal. Por questões de segurança e de mobilidade urbana, os ambulantes não terão autorização para comercializar nenhum tipo de produto dentro das ARCs e proximidades, apenas os que tiverem autorização dos patrocinadores da Copa.

Com relação aos produtos comercializados inadequadamente, um caminhão da Sempab irá auxiliar na apreensão destes materiais. Tudo o que for recolhido pelos fiscais terá como destino a sede da secretaria, na rua Carvalho Paes Andrade, 140, São Francisco, zona Sul, onde poderá ser solicitada a devolução imediata.

Dos fiscais designados para a Copa, 11 deles já estão atuando no Complexo Turístico da Ponta Negra para orientar e retirar os ambulantes não autorizados do local. Na Avenida Itaúba, onde ocorrerá transmissão pública dos jogos, serão dez fiscais controlando o comércio informal.

Artigo anteriorRonda no Bairro reforça segurança durante Festival de Parintins 2014
Próximo artigoDeputadas Federais têm trabalho ressaltado na CPI da Pedofilia, por Luis Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui