

O ano de 2014 terminou em contraste para as duas equipes. Enquanto o Paysandu celebrou o retorno à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro – com o vice da Série C -, o Botafogo chorou a perda de seu lugar na elite da competição. Hoje, sábado, as duas equipes se cruzam, no Estádio Mangueirão, em Belém, às 21h00 (de Brasília), na busca pelo retorno à Série A, em partida válida pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Depois do “bate-volta” na Série B em 2012 e 2013, o Paysandu sonha com uma Segundona mais tranquila este ano. A diretoria alviceleste contratou jogadores experientes, como o ex-alvinegro Fahel e o atacante Souza, ex-Fla, além de garantir a permanência do volante Augusto Recife, que disputou a Série C no ano passado pelo clube paraense. A maturidade deles estará misturada com a juventude do lateral-direito artilheiro Yago Pikachu, do volante Radamés e do atacante Bruno Veiga – sendo estes dois últimos crias da base do Fluminense. Com o elenco recheado de “cariocas”, o Papão espera começar a campanha no Brasileiro com o pé-direito, para quem sabe sonhar com o acesso nos próximos meses.
Nas palavras do técnico René Simões, o Botafogo vai encarar a competição como sua Copa do Mundo. Por isso, quase todos os titulares foram poupados no jogo contra o Capivariano, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Atual vice-campeão carioca, o Alvinegro inicia o Brasileirão com confiança, tendo Jefferson, titular da seleção brasileira, como seu principal nome.
O árbitro do jogo será Emerson Luiz Sobral (PE), auxiliado por Fernanda Colombo Uliana (PE) e Elan Vieira de Souza (PE).
As equipes
Paysandu: o técnico Dado Cavalcanti deve mandar a campo uma equipe com várias novidades. Cinco atletas devem estrear pelo Bicola. O pouco entrosamento pode ser um problema, mas nesta sexta-feira o atacante Souza declarou ser possível superar a questão com “vontade” e “dedicação”. A onzena do Papão deve ter: Emerson; Yago Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Augusto Recife, Gilson, Fahel e Rogerinho; Bruno Veiga e Souza..
Botafogo: novamente com Jefferson, recuperado de cirurgia no joelho, o Botafogo vai a campo com a mesma base que disputou as finais do Carioca. A novidade deve ser a entrada de Diego Jardel no lugar de Luis Ricardo no meio-campo. O Botafogo deve iniciar com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Diego Jardel; Rodrigo Pimpão e Bill.