PEC que dá autonomia aos peritos criminais do AM aprovada na Assembleia

Peritos acompanharam os debates e comemoram a aprovação/Foto: Divulgação
Peritos acompanharam os debates e comemoram a aprovação/Foto: Divulgação
Peritos acompanharam os debates e comemoram a aprovação/Foto: Divulgação

O deputado Josué Neto (PSD), O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, conduziu hoje (09), a votação, em regime de urgência, da PEC 02/2014, de autoria do deputado Sidney Leite (Pros), que dá autonomia ao Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Amazonas, matéria cuja discussão passou pela Casa Civil, com a aprovação do Governo do Estado.

Uma galeria lotada de peritos acompanhou a discussão da matéria, no plenário da Assembleia. O relator da PEC, deputado David Almeida (PSD), lembrou a condução das discussões com os peritos, depois na Casa Civil e disse que a aprovação da PEC 02 é o primeiro passo para a efetivação da autonomia, adiantando que já está na Casa Civil a discussão da reestruturação e PCCR dos peritos. O autor Sidney Leite disse que é preciso dar efetivamente o segundo passo, garantindo recursos no orçamento da Segurança Pública.


De acordo com Sidney Leite, a proposta da PEC nasceu da discussão de um grupo de pessoas e conquistou os apoios necessários até a aprovação. Para ele, a Perícia Técnica é um dos quadros de melhor formação e conhecimento técnico na Segurança do Amazonas. O autor da PEC defendeu ainda que a perícia técnica seja levada para os municípios do interior, pelo menos nos municípios-polos nas calhas dos rios.

O presidente Josué Neto considerou importante a aprovação da PEC porque essa nova lei desvincula o exercício da Perícia Técnica das Delegacias, vinculando-o diretamente à Secretaria de Segurança, tornando esse serviço mais eficaz. “É uma luta de algum tempo da classe dos peritos e a Assembleia Legislativa apoiou tendo em vista que o benefício maior será para a população. Alguns crimes não são elucidados por conta de problemas de falta de autonomia da perícia”, disse Josué.

Declarando seu voto favorável à PEC, a deputada Conceição Sampaio (PP) lembrou a importância do trabalho pericial, assim como o deputado Marcos Rotta (PMDB) destacou a necessidade de dar autonomia aos peritos. Rotta disse que a perícia é a “rainha das provas” e, como tal, precisa ter todas as garantias possíveis na realização do seu trabalho. Rotta lembrou que o Amazonas é o 18º Estado brasileiro a dar autonomia aos peritos e maiores e melhores condições de trabalho à perícia técnica.

Falando em nome dos peritos, o diretor da Associação Brasileira de Criminalística, Ladislau Brito, disse que a luta desses profissionais reuniu técnicos do Instituto de Identificação, do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal. Para ele, trata-se de uma luta nacional, uma vez que hoje é impossível pensar em segurança pública sem pensar na perícia. “Queremos ter a capacidade de gerir a nossa perícia, pois vivemos num país onde menos de 10% dos crimes são esclarecidos, por falta de autonomia, de estrutura e de material na perícia”, disse.

Artigo anteriorQuarta de MPB com Maklin Marques no Buteko da Piscina
Próximo artigoMPF recebe denúncia contra atuação de ‘clínicas populares’ de odontologia, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui