Pela primeira vez, mulher é promovida a coronel dos bombeiros em Roraima

Vanísia é advogada, administradora e cursa mestrado em segurança pública/Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros promoveu, nesta quarta-feira (22), a primeira coronel da corporação. A partir de agora, Vanísia Sousa Santos, de 36 anos, passa a exibir distintivo com três estrelas douradas indicando a nova patente, que é mais alta da instituição.


A promoção ocorre após 16 anos da carreira militar de Vanísia. Ela diz ter alcançado o posto depois de muito tempo de estudo, avaliações de desempenho profissional, teste físico e dedicação.

“Essa promoção representa muito daquilo que temos quando ingressamos como oficial, que é galgar o último posto da corporação. Tem também a representatividade, de dizer que as mulheres podem sim chegar ao posto em uma corporação militar. Com certeza sou a primeira, mas não serei a última, nem na nossa corporação, nem no resto do país”, disse.

Vanísia atua no Ministério da Saúde, em Brasília, no setor de gestão estratégica.
Muito feliz com a conquista, a agora coronel Vansía se diz realizada com a carreira, mas ainda deve continuar estudando e se dedicando à profissão.

“Galguei um patamar almejado, mas a gente sempre tem que buscar mais enquanto pessoa. Vou continuar trabalhando, me dedicando. Chegar aqui teve um custo e eu não quero parar. Mas, por enquanto, vou curtir minhas ‘gemadas’ [como são chamadas as três estrelas que indicam o posto de coronel]”, pontuou.

A coronel é formada em gestão de riscos coletivos, administração de empresas, advogada, cursou magistério em educação física e é mestranda em segurança pública cidadania e direitos humanos.

Vanísia é advogada, administradora e cursa mestrado em segurança pública/Foto: Divulgação

Além disso, ela é instrutora dos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialista do sistema de segurança pública do estado e da federação e comandou a 1ª e única expedição feminina realizada ao Monte Roraima.

Além de Vanísia, outros 17 militares dos Bombeiros foram promovidos nesta quarta em Boa Vista. Durante a solenidade, o coronel Doriedson Ribeiro assumiu o comando da corporação no estado. O cargo era ocupado por Edvaldo Amaral.

Fonte: Enfoco Notícias

Artigo anteriorJosé Melo ganha no TSE mas ministra pede vista
Próximo artigoRecursos arrecadados com taxas da Suframa devem vir para a região, diz Omar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui